Enem é reaplicado neste domingo (09) em todo o Brasil

Neste domingo (09), candidatos faltosos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  em 2020 e em 2021 terão a oportunidade de refazer o teste. O público de 340 mil participantes desta vez engloba os isentos da taxa de inscrição que não compareceram a edição do ano retrasado e pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade que ainda não fizeram a edição do ano passado.

O MEC considera como motivos justificados para ausência a apresentação de sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais, problemas logísticos, de infraestrutura ou outras ocorrências específicas durante as provas. Todos tiveram de solicitar a reaplicação que ocorrerá também no próximo domingo (16).

Independentemente da modalidade de inscrição, os teste incluem quatro provas objetivas de 180 questões para avaliação de conhecimentos de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e ainda uma redação. A previsão é que o resultado do Enem 2021 para os candidatos das modalidades regular e especial seja liberado em 11 de fevereiro.

As provas originalmente foram em 21 e 28 de novembro. A taxa de abstenção no primeiro dia foi de 26% e no segundo dia alcançou os 30%. Goiás registrou recorde de abstenção no Enem 2021 com 58,4% de ausência no segundo dia e de 54% no primeiro dia.

Oportunidades no Brasil e exterior

O Enem foi criado em 1998 e as provas são aplicadas nas versões impressa e digital há dois anos. Com a nota, os estudantes podem pleitear vagas para cursos de graduação em todas as universidades públicas e privadas brasileiras por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), respectivamente.

O resultado também serve como critério para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) nas faculdades particulares. Além disso, cerca de 50 instituições de ensino superior portuguesas conveniadas com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aceitam o resultado do exame para ingresso de brasileiros em seus cursos.

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos