Minas Gerais tem sido atingida por fortes chuvas desde o começo do ano e vários município tem registrados tragédias e estragos. Dessa vez, a cidade de Nova Era foi alagada após o Rio Piracicaba inundar, neste domingo (9), quando uma ponte se rompeu com a força da chuva.
A Prefeitura da cidade diz que o rio continua cheio e que ainda há risco de inundações e deslizamento de terra.
“Reforçamos o pedido para a população ribeirinha que continuem evacuados de suas residências e, caso necessário, procurem um ponto de apoio da Defesa Civil de Nova Era ou a casa de algum familiar/conhecido que estejam em segurança. A Defesa Civil de Nova Era está, continuamente, se empenhando para atender e amparar todos os atingidos”, diz comunicado do município.
A Defesa Civil de Minas Gerais contabiliza, desde outubro, 138 cidades em situação de emergência devido as chuvas que atingem o estado. Um balanço divulgado no último domingo (9) confirma seis mortes, 3.374 desabrigados e 13.723 desalojados em decorrência a situação.
Transbordamento da barragem e desabamento de cânion
No sábado (8), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou o transbordamento de uma pequena estrutura ligada a uma barragem em Nova Lima, região de Belo Horizonte. No primeiro momento, foi cogitado o rompimento da barragem da mina de Pau Branco, refutado pelo porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara.
No mesmo dia, dez pessoas morreram após parte de um cânion cair sobre lancha que passeavam pelo lago de Furnas, em Capitólio (MG). Todas as vítimas estavam na mesma embarcação e eram da mesma família.
Devido ao estado dos corpos, que ficaram mutilados, os médicos legistas têm encontrado dificuldade em identificar as demais vítimas, sendo necessário coletar material genético.