Ponte rompe devido chuvas e moradores são evacuados, em Nova Era (MG)

Minas Gerais tem sido atingida por fortes chuvas desde o começo do ano e vários município tem registrados tragédias e estragos. Dessa vez, a cidade de Nova Era foi alagada após o Rio Piracicaba inundar, neste domingo (9), quando uma ponte se rompeu com a força da chuva.

A Prefeitura da cidade diz que o rio continua cheio e que ainda há risco de inundações e deslizamento de terra.

“Reforçamos o pedido para a população ribeirinha que continuem evacuados de suas residências e, caso necessário, procurem um ponto de apoio da Defesa Civil de Nova Era ou a casa de algum familiar/conhecido que estejam em segurança. A Defesa Civil de Nova Era está, continuamente, se empenhando para atender e amparar todos os atingidos”, diz comunicado do município.

A Defesa Civil de Minas Gerais contabiliza, desde outubro, 138 cidades em situação de emergência devido as chuvas que atingem o estado. Um balanço divulgado no último domingo (9) confirma seis mortes, 3.374 desabrigados e 13.723 desalojados em decorrência a situação.

Transbordamento da barragem e desabamento de cânion

No sábado (8), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou o transbordamento de uma pequena estrutura ligada a uma barragem em Nova Lima, região de Belo Horizonte. No primeiro momento, foi cogitado o rompimento da barragem da mina de Pau Branco,  refutado pelo porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara.

No mesmo dia, dez pessoas morreram após parte de um cânion cair sobre lancha que passeavam pelo lago de Furnas, em Capitólio (MG). Todas as vítimas estavam na mesma embarcação e eram da mesma família.

Devido ao estado dos corpos, que ficaram mutilados, os médicos legistas têm encontrado dificuldade em identificar as demais vítimas, sendo necessário coletar material genético.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp