Vídeo: Rio das Almas transborda e deixa rua do lazer alagada, em Pirenópolis

Nas últimas 24 horas choveu cerca de 56 milímetros em Pirenópolis. O registro foi feito pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). Nesta terça-feira (11/1), o Rio das Almas transbordou e suas águas já chegaram à rua do lazer, uma das principais da cidade.

Em um outro vídeo, também gravado na tarde desta terça-feira (11/1), mostra o volume e a força da queda d’água da Cachoeira do Abade. Nas imagens, a água chega a encobrir parte de uma estrutura.

Segundo a Cimehgo, choveu o equivalente a 43% do esperado para o mês.

A Coordenação Municipal de Defesa Civil deve emitir uma nota de alerta nas próximas horas. O documento deve orientar a população local.

Assista o vídeo da situação no local: 


Nota da prefeitura de Pirenópolis

“NOTA DE ALERTA
(CHUVAS INTENSAS)

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Pirenópolis – COMDEC PIRENÓPOLIS, considerando o “Alerta Laranja de Chuvas Intensas (chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60-100 km/h)”, publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET em 11/01/2022, em vigor até a quarta-feira (12/01/2022), às 10:00 AM, para a região onde se encontra o município de Pirenópolis, AVISA A TODA A POPULAÇÃO sobre a possibilidade de ocorrências como queda de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Alagamentos poderão ocorrer às margens dos rios e córregos que percorrem o território municipal, devendo os moradores que residem em zonas consideradas de risco buscar abrigo em local seguro.

Recomenda-se, em caso de rajadas de vento, que não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Situações de risco também podem ser previstas pela observação de alguns aspectos das habitações e do terreno. Trincas ou rachaduras no piso ou na parede da casa, árvores e postes inclinados, estalos em rochas e muros embarrigados são indícios de que o solo está começando a se movimentar. Ao observar esses indicativos, as pessoas devem deixar suas casas, procurar um lugar seguro.

Recomenda-se, ainda, aos representantes de atrativos turísticos como cachoeiras, balneários, acampamentos e etc, que não permitam a entrada de visitantes durante o período de chuvas intensas, em razão do risco de fenômenos como a “cabeça d’água” e “tromba d’água”.

Em caso de ocorrências, contate as autoridades competentes.

Pirenópolis/GO, 11/01/2022, 10:30 AM-BRT.

César A. Feliciano Triers
Coordenador de Defesa Civil”

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Torcedores jogam cabeça de porco em jogo de Corinthians x Palmeiras

Durante a vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Palmeiras na Neo Química Arena, em São Paulo, um incidente chocante marcou o jogo. Torcedores do Corinthians lançaram uma cabeça de porco no campo, gerando grande controvérsia e indignação.

Segundo testemunhas, o incidente ocorreu começou antes do início do jogo, quando a cabeça de porco foi arremessada por um homem em uma sacola por cima das grandes do setor sul.

A Polícia Civil solicitou ao Corinthians o acesso às imagens da câmera de segurança para identificar todos os responsáveis pelo ato. Dois torcedores foram levados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) e, após depoimentos, foi proposto uma transação penal no valor de R$ 4 mil ao Ministério Público, mas eles não aceitaram e negaram ter participado do ato.

Um dos suspeitos da provocação foi identificado como Rafael Modilhane, que teria comprado e arquitetado o ataque ao time rival. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra que o torcedor comprou o item em um açougue e mencionou o plano para jogar a cabeça no gramado.

“Sabe aquela cabeça de porco que postei mais cedo? Vocês vão ver o que vai acontecer com ela. A gente é louco mesmo. Se for para mexer com o psicológico de vocês [jogadores], nós vamos mexer.”, afirmou Modilhane.

Confira o vídeo:

Pelo artigo 201 da nova Lei Geral do Esporte, os torcedores envolvidos podem responder por “promover tumulto, praticar, incitar a violência e invadir local restrito aos competidores, com possível penas de até seis meses de prisão ou multa”. Cabe agora a decisão do Ministério Público se a denúncia será realizada ou voltará ao Drade para novas investigações.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp