Os anapolinos têm várias opções de locais para testagem gratuita de covid-19. O serviço está sendo disponibilizado normalmente após uma sequência de mutirões em massa para rastreamento da doença em sintomáticos e assintomáticos entre 28 a 30 de dezembro e de 3 a 7 de janeiro. A diferença agora é que o exame depende de indicação médica.
Para quem apresenta febre, tosse, cansaço, perda de paladar ou olfato, dores de garganta, dor de cabeça, dores e desconfortos, diarreia, irritações na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos ou olhos vermelhos e irritados, a orientação é procurar uma das unidades de saúde do município.
Além das UPAs Pediátrica e da Vila Esperança, outras quatro unidades de saúde estão disponíveis para avaliar o paciente e realizar o teste, conforme critério médico: Parque Iracema, Vila União, São José e Bairro de Lourdes.
Na testagem em massa mais recente organizada pela prefeitura, foram mais de 3,5 mil testes realizados em Anápolis. O balaço final foi de 17% das pessoas que já tiveram ou estão em contato com o coronavírus. A vacinação na cidade ocorre por senha, que são distribuídos às 7 horas, 13 horas e 18 horas, a depender da unidade de saúde onde ocorrerá a imunização.
Anápolis está dentro da chamada situação de alerta que é quando é a Secretaria de Saúde de Goiás orienta a cidade a permitir à região o funcionamento de todas as atividades, exceto eventos com mais de 150 pessoas. A cidade contabiliza 80.496 casos da doença.