Confira os locais de testagem de covid confirmados em Goiânia de quinta (13) a domingo (16)

Goiás registrou 5 mil casos de Covid-19 em janeiro

A Prefeitura de Goiânia divulgou os locais de testes de covid-19 entre amanhã, quinta (13), até o próximo domingo (16). Serão cerca de quatro pontos em toda a cidade, cada dia em um endereço diferente para atender a demanda. Na manhã desta quarta(12), a fila para o exame no estacionamento do Parque Mutirama se estendeu até a avenida Independência.

Nesta quinta foram disponibilizados 4,8 mil exames. O agendamento não é obrigatório somente no drive-thru na Paróquia São Miguel Arcanjo, no setor Pedro Ludovico. O resultado dos testes rápidos de antígeno sai em 20 minutos. Podem fazer o teste qualquer pessoa a partir de 5 anos. O agendamento pode ser feito por este link. No dia marcado é preciso levar com documentos pessoais e comprovante de endereço.

O aumento de casos de covid, principalmente por causa da disseminação da variante ômicron, fez o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, a considerar a tomada de medidas restritivas. O gabinete já se reunião com representantes dos segmentos comerciais para avaliar a situação.

Rogério, que está isolado por ter testado positivo para doença, divulgou uma nota por meio de sua assessoria de imprensa informando que tem analisado com atenção os dados epidemiológicos e estuda implementar ações para reduzir a circulação de pessoas nos ambientes mais propícios à disseminação de doenças infectocontagiosas.

Fique de olho nos locais de testagem:

Quinta-feira

(13 de janeiro)

MODALIDADE TENDA
DISTRITO OESTE
LOCAL: SEST/SENAT (Avenida Castelo Branco, s/n, Bairro São Francisco) 
MODALIDADE TENDA
DISTRITO CAMPINAS/CENTRO
LOCAL: Cepal Vila Abajá
(Avenida Marginal Sul, 371-483, Vila Abajá) 
MODALIDADE TENDA
DISTRITO NORTE
LOCAL: Clube Antônio Ferreira Pacheco
(Avenida João Leite, 915, Santa Genoveva) 
MODALIDADE DRIVE
DISTRITO SUL
LOCAL: Paróquia São Miguel Arcanjo
(Rua 1008, Lt. 1, n° 1, Setor Pedro Ludovico) 
Sexta-feira

(14 de janeiro)

MODALIDADE TENDA
DISTRITO NOROESTE
LOCAL: Núcleo de Assistência Social Estrela Dalva
(Avenida Otávio Lúcio esquina com a Rua 18 de Outubro, Qd. 8 Lt.14, Setor Estrela Dalva) 
MODALIDADE TENDA
DISTRITO SUL
LOCAL: Cepal do Setor Sul
(Rua 115, s/n, Setor Sul)
MODALIDADE DRIVE
DISTRITO SUDOESTE
LOCAL: Praça da Juventude do Setor Novo Horizonte
(Avenida Hermes Pontes, s/n, Setor Novo Horizonte)
Sábado

(15 de janeiro)

MODALIDADE TENDA
DISTRITO OESTE
LOCAL: Terminal Padre Pelágio
(Avenida Anhanguera, s/n, Setor Capuava)
MODALIDADE TENDA
DISTRITO NORTE
LOCAL: Parque Leolídio di Ramos Caiado
(Rua Júpter, s/n, Setor Goiânia II)
MODALIDADE TENDA
DISTRITO CAMPINAS/CENTRO
LOCAL: Parque Zoológico de Goiânia
(Avenida Alameda das Rosas, s/n, Setor Oeste)
MODALIDADE DRIVE
DISTRITO LESTE
LOCAL: Em frente à sede do Distrito Leste
(Rua Cristóvão Colombo, Qd. 136 Lt. 8, Jardim Novo Mundo)
Domingo

(16 de janeiro)

MODALIDADE TENDA
DISTRITO NOROESTE
LOCAL: Núcleo de Fraternidade
(Avenida do Povo, Qd. 30, Vila Mutirão)
MODALIDADE TENDA
DISTRITO SUDOESTE
LOCAL: Praça da Juventude
(Avenida Hermes Pontes, s/n, Setor Novo Horizonte)
MODALIDADE TENDA
DISTRITO SUL
LOCAL: Cepal Jardim América
(Rua C-108, s/n, Setor Jardim América)
MODALIDADE DRIVE
DISTRITO OESTE
LOCAL: Em frente à Escola Municipal Walteloo Prudente
(Avenida Felipe Camarão, 777, Bairro Goiá)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp