Aparecida amplia testagem de Covid-19 neste sábado

Diante da maior demanda por testes, gerada pelo aumento de casos suspeitos de Covid-19, a prefeitura de Aparecida de Goiânia estenderá para este sábado (15) a testagem que vem sendo feita de segunda a sexta-feira. Serão 10 locais com testes RT-PCR gratuitos.

As sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que vem oferecendo a testagem estarão disponíveis neste sábado. São 1.750 vagas para agendamento no aplicativo Saúde Aparecida, voltadas para pessoas que tiveram sintomas de covid-19 ou contato com caso confirmado. O resultado do teste fica pronto em até 48 horas.

As UBS’s que oferecem o teste RT-PCR são: Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Jardim Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro. O atendimento, neste sábado, é das 8h às 16h. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo Saúde Aparecida e 0800-646-15-90 ou por encaminhamento médico.

Além disso, a testagem também é feita em dois pontos drive-thru, mediante agendamento: Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, e no Hospital Garavelo, no setor Garavelo Residencial Park.

Nesta sexta-feira (14), de 8h às 17h e no sábado (15), de 8h às 12h, a Escola Municipal Ari Caetano, no bairro Cidade Vera Cruz também será ponto de testagem. Nesse caso, não há necessidade de agendamento. No local também serão oferecidos testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

Em dezembro de 2021,  a prefeitura de Aparecida fez 10.847 testes, dos quais 7,63% foram positivos. Em janeiro, a demanda aumentou para uma média de maior que mil testes por dia, dos quais 22,03% confirmaram casos positivos da doença. Até 6 de janeiro, foram 4.154 testes aplicados, com 915 positivados.

Confira os endereços dos pontos de testagem em Aparecida

Drive do Centro de Especialidades Municipal
Avenida Central, s/nº, Jardim Boa Esperança

Drive do Hospital Garavelo
Rua 8-E, 264, Setor Garavelo Residencial Park

UBS Garavelo Park
Rua 36-E, Setor Garavelo

UBS Independência Mansões
Rua 56, 352-488, Bairro Independência Mansões

UBS Expansul
Avenida Coronel Augusto de Bastos, Setor Expansul

UBS Tiradentes
Rua 10, 319-379, Jardim Tiradentes

UBS Buriti Sereno
Rua Paulo Setúbal, 482, Jardim Buriti Sereno

UBS Pontal Sul
Avenida Anchieta com Rua Hematita, Q. 6B, L-02, Setor Pontal Sul

UBS Chácara São Pedro
Condomínio São Pedro

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp