Aulas presenciais voltam nesta quarta-feira, em Goiás

Aulas presenciais voltam nesta quarta-feira, em Goiás

Alunos das redes públicas de ensino de Goiânia e também estadual retornam às aulas totalmente presenciais nesta quarta-feira (19). Medidas de combate a contaminação pela Covid-19 foram adotadas, como por exemplo o uso obrigatório de máscaras. Também foram feitos planejamentos para se recuperar a aprendizagem após quase dois anos do início do ensino remoto.

O uso de máscara é obrigatório para os alunos das instituições e para os funcionários. Os estudantes deverão ter uma máscara reservas na mochila, a temperatura de todos os alunos está sendo aferida. As prefeituras irão realizar testagens constantes nos funcionários. Já os alunos que tiveram qualquer sintoma de gripe não devem ir à escola.

Medidas sanitárias

Uso obrigatório de máscaras

Envio de máscara reserva dentro da mochila

Higienização frequente com álcool gel ou água e sabão

Limpeza recorrente dos ambientes

Almoço em locais arejados

Proibição de compartilhar objetos

Aferição de temperatura

Recuperação do desempenho dos alunos

Além dos cuidados sanitários, a Secretaria Municipal de Educação também está empenhada em recuperar o desempenho e conteúdos perdidos durante o período de aulas remotas.

“Nós trabalharemos com um novo conteúdo pedagógico, criamos uma carga horária maior para essas escolas também, aumentamos o número de escolas em tempo integral. O aluno terá à sua disposição, sim, o ensino no contra turno para que a gente possa alcançar toda essa recuperação. O aluno terá à sua disposição, sim, o ensino no contra turno para que a gente possa alcançar toda essa recuperação.”, afirmou secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa.

Também nesta quarta-feira as aulas presenciais da rede estadual de educação retornaram. Desde agosto de do ano passado as aulas estavam em formato híbrido.

“As crianças precisam voltar para as escolas porque todas as evidências falam que a escola é um lugar seguro. As crianças se comportaram muito bem nesses seis meses de 2021 em que fizeram a retomada das aulas híbridas”, declarou a secretária estadual da educação, Fátima Gavioli.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp