Fake News: vacina não causou parada cardíaca em criança em São Paulo

O governo de São Paulo esclareceu hoje, quinta (20), uma notícia falsa que está circulando na internet há alguns dias. A informação mentirosa alerta os pais sobre uma suposta parada cardíaca em uma criança de 10 anos após aplicação de uma dose da vacina pediátrica contra covid em Lençóis Paulista, no interior do estado.

A associação foi desmentida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica paulista após investigação do caso notificado ontem, quarta (19). Os especialistas confirmam que a dose aplicada realmente foi da Pfizer na quantidade e com técnica corretas. Além disso, eles reconhecem a ocorrência da parada cardíaca na criança 12 horas depois da vacinação com o imunizante.

No entanto, eles destacam que o problema foi causado por uma condição congênita da criança. “Concluiu-se que o paciente tem uma pré-excitação no eletrocardiograma, característica da síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW)”, destaca a nota da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

A WPW, de acordo com a equipe, leva o coração a ter crises de taquicardia e tem como principal causa de morte a arritmia ventricular. “Algumas destas crises podem ter frequência muito alta, levando até à síncope ou mesmo morte súbita”, completam. A condição é rara e era desconhecida pela família.  A criança foi atendida em uma unidade de saúde e está internada, mas tem quadro estável e passa bem.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos