Vídeo: pelo menos seis ônibus do eixo Goianira quebraram no meio do trajeto, este ano

Diversos vídeos que circulam nas redes sociais mostram moradores de Goianira descendo do transporte coletivo, após ônibus quebrarem no meio do trajeto. No dia quatro de janeiro, por exemplo, a empresa responsável por um ônibus que estourou o pneu, na GO-070, enviou um segundo veículo, mas este também apresentou defeito e teve que parar de rodar. Além disso, no mesmo dia, outro veículo quebrou na GO-060. Apenas em janeiro, foram registrados pelo menos outros quatro casos de ônibus quebrados no meio do trajeto, em linhas que passam por Goianira.

No dia 12 de janeiro, na GO-070, outro veículo teve problemas enquanto percorria a linha no início da manhã. No dia 15, um veículo também precisou parar, desta vez nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária. Há seis dias, outro veículo parou de rodar por causa de defeito, próximo ao Hugol, em Goiânia. No dia 20, sábado, houve registro de um ônibus quebrado na GO-070, setor Cora Coralina, sentido Goianira.

Além disso, há ainda vídeos registrando fumaça que saía de um ônibus no terminal de Goianira. Dessa forma, na última sexta-feira (21), passageiros se revoltaram no Terminal Padre Pelágio. “Todo mundo querendo ônibus para ir para Goianira”, diz uma passageira que registrou a manifestação em vídeo.

Outro vídeo, também deste ano, mostra gotejamento de água da chuva no teto de um ônibus superlotado. Nos comentários da publicação em rede social, uma moradora diz que o problema é recorrente.

“Todo dia é isso. Uma humilhação. A gente tem que levar um pano ou papel, na mochila, para secar o banco. Isso quando consegue sentar. Se ficar em pé, molha também com as ‘goteiras’”, comenta a passageira.

Problema antigo em Goianira

Em outubro do ano passado, o DE apontou o problema não só de falhas nos veículos, mas também de superlotação. Na época, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), disse que enfrentava problemas para fazer a manutenção dos veículos e, por isso, nem todos os ônibus da frota estavam circulando. Informou ainda que havia intensificado a fiscalização para normalizar o serviço.

Manutenção dos ônibus

Questionada sobre a possibilidade da substituição dos ônibus antigos e que apresentam defeito, a CMTC informou em nota que, no momento, a Metrobus não apresentou “nenhum plano de renovação da frota e sim um plano de recuperação e manuntenção”.

Ainda de acordo com a Companhia, todos os ônibus estão incluídos neste plano, que teve início em outubro de 2021. A data de término está prevista para 30 de janeiro, próximo domingo.

Nesse sentido, o DE procurou a Metrobus para entender quando os ônibus do eixo Goianira passarão por esta recuperação. No entanto, a nota de resposta não informou tais datas. Afirmou que faz diariamente o monitoramento de demandas dos passageiros e manutenção dos veículos. Sobre a renovação da frota, a Metrobus afirmou que vem fazendo testes com ônibus elétricos. “Modelo escolhido para substituição ainda em 2022 dos ônibus que circulam no Eixo Anhanguera e suas extensões”, informa o texto.

Confira vídeos dos problemas nos veículos

Confira a nota da CMTC, sobre os ônibus de Goianira, na íntegra:

“A CMTC informa que neste momento não nos foi apresentado pela Metrobus nenhum plano de renovação de frota e sim um plano de recuperação e manutenção da frota, iniciado em Outubro/2021, a primeira etapa prevista para finalizar em 30/01/2022”.

Confira a nota da Metrobus na íntegra:

“- A Metrobus informa que realiza diariamente um constante monitoramento da demanda de passageiros nos terminais, estações e nas suas extensões para evitar aglomerações e lotações nos ônibus. A empresa afirma que realiza manutenção diária de toda sua frota e que sempre que acontece qualquer problema com os seus veículos, altera a programação operacional.

– Em relação ao questionamento da renovação da sua frota, a Metrobus lembra que desde o dia 17 de janeiro vem realizando uma série de testes com um ônibus 100% elétrico, modelo escolhido para substituição ainda em 2022 dos ônibus que circulam no Eixo Anhanguera e suas extensões. A iniciativa é implementada pelo Governo do Estado, por meio da Metrobus, em parceria intermediada pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), com o consórcio formado pelas empresas Enel X, Marcopolo e Consórcio HP-ITA (Urbi Mobilidade Urbana)”.

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Governo de Goiás registra 55 milhões de acessos no Portal Expresso em 2024

O Governo de Goiás alcançou um marco significativo em 2024, com o Portal Expresso recebendo mais de 55 milhões de acessos aos seus serviços digitais. Este volume representa um crescimento de 70% em comparação com o ano anterior, quando os serviços foram acessados 32,5 milhões de vezes.

A plataforma Expresso, desenvolvida em parceria entre a Secretaria-Geral de Governo (SGG) e a Secretaria de Estado da Administração (Sead), foi lançada em 2021 com o objetivo de democratizar o atendimento ao cidadão. Atualmente, oferece 117 serviços em ambiente totalmente digital, facilitando a vida dos cidadãos goianos e consolidando Goiás como o estado mais digitalizado do país, de acordo com o Índice da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital.

Serviços disponíveis

Os canais do Portal Expresso e do aplicativo Expresso Goiás podem ser acessados de qualquer lugar do mundo via internet. Os serviços incluem consultas de informações de veículos e condutores, agendamento de atendimento presencial em unidades Vapt Vupt, solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), registro de ocorrências na Delegacia Virtual, e solicitação ou consulta de boletim escolar da rede estadual de educação, entre outros.

“Trabalhamos muito desde 2019 para digitalizar os serviços do Governo de Goiás e conseguir alcançar o índice que atingimos, que é o primeiro lugar do país em digitalização. Hoje, podemos dizer que o cidadão goiano tem todos os serviços do Estado na palma de sua mão”, afirma o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

A oferta de serviços em ambiente digital passa pela quebra da cultura de burocratização, um esforço liderado pelo governador Ronaldo Caiado. “A simplificação do acesso aos serviços públicos e a adesão da população são fundamentais para o sucesso do programa”, explica o secretário da Administração, Alan Tavares. A Superintendência de Transformação Pública da Sead orienta os órgãos nos processos de transformação dos serviços para disponibilizá-los de forma digital, garantindo que a administração atenda às necessidades da população de maneira eficiente.

Acessibilidade e Inovação

Os cidadãos podem acessar os serviços do Portal Expresso de duas formas: em ambiente logado, utilizando credenciais de acesso ao GOV.BR para serviços que dependem de dados sensíveis, ou em ambiente não logado, para serviços que não requerem dados pessoais. Além disso, 25 serviços estão disponíveis pelo aplicativo Expresso Goiás.

“O Governo de Goiás tem demonstrado, de forma consistente, que a inovação não é apenas um conceito, mas uma prática fundamental na modernização da gestão pública. A adoção de soluções tecnológicas e processos mais eficientes permite que os serviços sejam entregues de maneira mais ágil e acessível, promovendo o bem-estar do cidadão e consolidando nosso estado como referência em digitalização e governança pública no país”, reforça o secretário Alan Tavares.

O portal Expresso começou a ser desenhado em 2019 e, quando lançado em maio de 2021, oferecia 70 serviços. Até o final de 2024, esse número aumentou para 117 serviços. “Isso foi possível graças aos esforços de todos os órgãos no sentido de transformar e modernizar seus processos internos, permitindo que um serviço possa ser concluído pelo cidadão sem a necessidade de intermediação humana”, destaca a subsecretária de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos da Sead, Lara Garcia.

Novos serviços serão incluídos no programa nos próximos meses, à medida que os processos de simplificação de serviços forem finalizados.

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