Homem de 67 descobre ter útero e ovário durante cirurgia, na Sérvia

Um homem de 67 anos descobriu ter útero, colo do útero, tubas uterinas e um ovário. Ele tinha diagnóstico de hérnia de disco e passava por uma cirurgia quando os médicos notaram a presença dos órgãos sexuais femininos. O caso aconteceu em Kosovo, na Sérvia.

O idoso vivia há cerca de dez anos com uma protuberância de 15 centímetros, próxima ao pênis, que foi identificada erroneamente como hérnia de disco.  A equipe encontrou ainda um saco escrotal na região volumosa.

A condição é raríssima e já é registrada pelos cientistas. Trata-se da Síndrome do Ducto Mulleriano Persistente (PDMS). Ela ocorre quando o ducto Mulleriano, assim chamado o “pré-útero”, não se rompe na formação inicial do bebê durante a gestação, mas o pênis sim.

Por ter a aparência e funcionamento normais do corpo, o paciente costuma ter conhecimento desses órgãos excedentes em cirurgias e/ou com o surgimento de hérnias inguinais e percepção de testículos não descidos. O idoso de 67 anos, inclusive, é casado e tem três filhos.

A descoberta foi publicada pela revista científica Urology Case Reports por estudiosos da Universidade de Prishtina. Esse tipo de síndrome caracteriza o chamado pseudo-hermafrodismo porque a pessoa tem genitália ambígua, ou seja, órgãos genitais mal desenvolvidos que não são evidentemente do sexo que ela apresenta fenotipicamente. No hermafrodita verdadeiro há os dois órgãos sexuais bem formados.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp