Bailarinos do Basileu França se classificam para final de festival dos EUA

Nove bailarinos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França estão na final do Youth America Grand Prix (YAGP) 2022. O evento acontecerá entre 12 e 19 de abril, na cidade de Tampa, Flórida, Estados Unidos.

A seletiva aconteceu no próprio Teatro Escola Basileu França, em Goiânia, e terminou dia 23 de janeiro. Mais de 500 dançarinos do Brasil, México, Chile e Argentina participaram das competições para o festival.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), o YAGP é um dos maiores festivais do mundo em ofertas de bolsas de estudo. Os bailarinos do Basileu treinam, em média, oito horas por dia, com aulas de balé clássico, contemporâneo e pilates.

Confira a lista dos bailarinos do Basileu França selecionados:

Alessandro Loiola (Prix Pré)
André Mara (2º lugar Sênior)
Antônia Manrique (2º lugar Júnior)
Giovana Nascimento (2º lugar Sênior)
João Pedro (1º lugar Júnior)
Manoel Neto (2º lugar Júnior)
Miguel Oliveira (Prix Sênior)
Nattalia Tiemi (2º lugar Sênior)
Vivien Palmer (2º lugar Pré)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos