De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o fenômeno La Niña permanecerá no mês de fevereiro e trará irregularidade nas chuvas.
La Niña é o nome dado ao fenômeno climático-oceânico caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico. Ele tem origem na região do Pacífico Equatorial, na zona intertropical do planeta, e provoca alterações sazonais na circulação geral da atmosfera, podendo durar de nove a 12 meses. Sua ocorrência se dá entre períodos de dois a sete anos.
Segundo o Cimehgo, neste mês de Fevereiro, o fenômeno promoverá grande irregularidade nas chuvas em todo Brasil, principalmente no sul do país, que ainda será castigado pelas chuvas abaixo da média.
Em Goiás a tendência será de chuvas irregulares, neste período de verão as chuvas podem vir concentradas de curta duração e com volumes elevados, causando bastante transtornos.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
Para a próxima quarta-feira (02), o tempo estará na zona de convergência do atlântico sul – ZCAS. Devido ao espalhamento de nebulosidade sobre o Estado que combinado com calor, será favorecido a formação de áreas de instabilidade em várias regiões de Goiás. Com isso, teremos pancadas de chuvas isoladas que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios.
A temperatura máxima poderá chegar aos 29ºC e umidade relativa do ar variando entre 45% a 90%, o nascer do sol será às 06:06hs e o pôr do sol às 18:55hs.