China comemora Ano do Tigre

O Ano do Tigre é comemorado por chineses, outros povos asiáticos e representa a chegada do Ano do Tigre.

Começa nesta terça-feira (01), o Ano Novo Chinês, um dos feriados mais importantes em grande parte da Ásia, e nesta edição será com o Ano do Tigre, ou o ano 4720 no calendário.

Como de costume, os chineses aproveitam o feriado para viajar e celebrar o Ano Novo Lunar, só que pela terceira vez, isso não vai acontecer por conta da pandemia da Covid-19.

Mesmo com a vacinação, as festas estão sendo diminuídas por conta da variante ômicron e as restrições da China com a política “Covid zero”.

Aproximadamente, 85% dos chineses estão totalmente vacinados. Segundo a plataforma Our World in Data, que é ligada à Universidade de Oxford. Contudo, o governo insiste para que os moradores evitem deslocamentos desnecessários e tem intensificado testes e lockdown em áreas com surtos de Covid-19.

Foi reforçado pela China, o controle das medidas sanitárias para evitar problemas na realização das Olimpíadas de Inverno, que estão marcadas para começar nesta semana.

Mesmo com o governo orientando a população a não viajarem, ainda assim, há muita preparação para o feriado no país. As festas geralmente começam uma semana antes da data.

Na antevéspera, é colocados faixas festivas e começam as feiras de flores. Há também pratos simbólicos que representam sorte e melhoras. As comemorações começam com bolos e doces.

É um dia em que as famílias ficam acordadas até tarde. A tradição é que haja uma grande reunião familiar no dia da virada de ano.

Em países onde comemoram o Ano Novo lunar, há feriados que variam de três a sete dias. O fim da comemoração é geralmente no 15º dia do mês lunar. É um dia em que os membros das famílias dão suas bênçãos uns aos outros, visitam parentes e amigos, e ocorre o chamado festival das lanternas.

É tradicional que neste dia as garotas saem de casa para ver as lanternas enfeitando as ruas e, assim, conhecer os rapazes. Mas no presente, as cidades fazem painéis com lanternas que viram atrações.

Significado do Tigre

Segundo a tradição, o tigre é considerado o rei dos animais e pode ser interpretado como um símbolo de poder, coragem, confiança, força e liderança. Ele também é um animal que espanta mau agouros.

O Ano do Tigre também pode ser associado à vitalidade e força, de acordo com a mitologia chinesa, e vem sendo encarado como um ano “definitivo” para o fim da pandemia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos