Google Drive pode limitar espaço de backup do WhatsApp para celulares Androids

Foi descoberto e divulgado pelo site especializado WABetaInfo que possivelmente e em breve, o WhatsApp deve informar que para os usuários de Android, os backups de conversas não serão mais ilimitados dentro do Google Drive. Atualmente, usuários de celulares IOS fazem seus backups diretamente pelo iCloud, e os celulares Android podem realizar essa atividade pelo Google Drive. Essa atividade acontece sem restrições de tamanho de arquivo desde 2018 quando a empresa liberou esse serviço ilimitado.

Segundo informações do site que geralmente antecipa informações do WhatsApp, através de linhas de códigos foram encontradas essa divulgação de que o Google Drive não permitirá mais esse espaço ilimitado. Então, o backup de conversas serão inseridos dentro dos 15 GB gratuitos, dividindo espaço com fotos, e-mails e documentos. E o usuário do Android poderá escolher qual item deseja salvar: vídeos, fotos, documentos, etc.

A mudança ainda não tem data para ser divulgada, e o WhatsApp após ser procurado não quis esclarecer sobre o assunto que ainda seria um boato.

Backup o que é?

A função de Backup é uma cópia de segurança dos seus dados e está disponível em todos os dispositivos celulares para armazenamento das suas informações. Dentro do WhatsApp, ocorre o armazenamento de conversas, imagens e vídeos. Quando o Backup de um dispositivo está atualizado, ou seja, foi copiado em algum espaço (iCloud ou Google Drive), suas informações ficam salvas, e ao trocar de aparelho as informações antigas são recuperadas.

Motivações

Essas mudanças realizadas pela empresa Google, geralmente são direcionadas para que o usuário do Google Drive utilize mais espaços e precise comprar os pacotes oferecidos pela empresa: 100 GB – 6,99 mês, 200 GB – 9,99 mês e 2 TB – 34,99 mês.
A ultima mudança parecida ocorreu em junho de 2021 com o corte do backup ilimitado do Google Fotos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp