O Banco do Brasil (BB) devolveu cerca de R$ 6 milhões de reais à prefeitura de Crixás, no nordeste goiano, depois que a gestão sofreu um golpe aplicado por PIX. A devolução do dinheiro ocorreu na última quarta-feira (2), nove dias depois da transferência realizada. Segundo informações da prefeitura, o pagamento por PIX não faz parte da rotina da gestão.
Em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura da cidade, o prefeito Dr. Carlos (Cidadania), anunciou a devolução total do montante e afirmou que o caso será investigado pela Polícia Civil para encontrar o responsável pelo crime e a sindicância do BB para encontrar falhas no sistema da instituição financeira.
Golpe foi aplicado no secretário de Finanças por ligação
O desvio do dinheiro aconteceu depois do golpista se passar por funcionário do BB em uma ligação com o secretário de Finanças, Jovael Maciel. Durante a conversa, ele teria afirmado sobre a necessidade que mudança na chave de segurança das contas municipais.
O homem se apresentou como Fernando de Oliveira. Na ligação de quase uma hora, o golpista tinha informações detalhadas sobre as contas e senhas dos servidores cadastrados na conta da prefeitura. A chamada foi realizada a partir de um telefone fixo. Durante a ligação, ele induziu o secretário a acessar as contas e, ao aguardar na linha, o homem cancelou as chaves antigas.
No período da tarde, a prefeitura ficou sabendo sobre as transações depois que a verdadeira gerente regional do banco entrou em contato com o secretário de Finanças após observar movimentações estranhas na conta.