As fortes chuvas têm trazido à tona um velho problema da Capital, os alagamentos. Segundo o coordenador Municipal de Proteção da Defesa Civil, Robledo Mendonça, Goiânia tem hoje 99 pontos de alagamentos e 21 áreas de risco. Entretanto, um novo levantamento está sendo realizado para identificar novas ocorrências.
Ainda de acordo com Robledo, os pontos de alagamento são identificados pelo acúmulo excessivo de enxurrada em determinados locais, oferecendo riscos a população e veículos. Ele diz que que a maioria dos dos locais que registram acumulo d’água são antigos, e consequências da expansão urbana de Goiânia.
“No último período chuvoso foram catalogados 99 pontos de alagamentos com algum grau de risco. Esse levantamento foi encaminhado a SEINFRA para que os problemas sejam resolvidos ou minimizados. No atual momento chuvoso, estamos monitorando se as intervenções realizadas surtiram efeitos positivos”.
Chuvas
O registro de alagamentos nas ruas da capital é comum durante o período chuvoso. Nesta terça-feira (8), por exemplo, as vias do setor João Braz ficaram alagadas após a chuva, dificultando a mobilidade na região. Um motociclista chegou a ficar “preso” na Avenida Francisco Alves de Oliveira por conta da forte enxurrada, segundo o borracheiro, Fábio Siqueira.
Para o Fábio, o principal motivo dos alagamentos e a precariedade das bocas de lobo. O borracheiro explica que parte dos bueiros não possuem tampas e estão entupidos por falta de manutenção por parte da Prefeitura de Goiânia. O cenário, inclusive, tem feito com que a enxurrada invada as casas durante a chuva.
“Não pode chover que a água toma conta das ruas. Os motoristas até evitam andar por conta da enxurrada e dos buracos que não conseguem ver. Algo tem que ser feito, já que a água está descontrolada. Toda vez que chove é um sofrimento danado para não deixar a água entrar dentro de casa”.
Assista aos vídeos da situação:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
Nota SEINFRA
“O cronograma da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) já prevê, para essa quarta-feira (9), a execução de serviços relacionados a vistoria e limpeza de bocas de lobo na Avenida Francisco Alves de Oliveira, no Parque Industrial Joao Braz. A Seinfra reforça que a população pode sempre encaminhar reclamações e solicitações pelo aplicativo Prefeitura 24hrs”.