Governo e OAB Goiás firmam parceria para assistir jovens em situação de vulnerabilidade

A Secretaria Estadual de Governo (Segov), por meio da Superintendência da Juventude (Sujuv), firmou parceria com a Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) para viabilizar a realização de ações de assistência a jovens goianos em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa prevê assistência jurídica, emissão de documentos e atendimentos de saúde.

A presidente do Conselho Estadual de Juventude, Ava Santiago, e a advogada e conselheira estadual da Juventude, Cristina Rezende, participaram recentemente de reunião com a secretária-geral da CAJ, Cinthia Venditi, onde discutiram os termos da iniciativa.

Para o secretário Tayrone Di Martino, o programa da Segov é de alta relevância social. O ingresso da OAB-GO no projeto, destaca, reforça sua importância e possibilitará dar maior abrangência celeridade nos atendimentos a esses jovens. “São ações como essa que possibilitam aos jovens uma segunda chance, para que possam desta vez buscar o caminho do bem”, ressalta o secretário.

Os atendimentos jurídicos terão foco na celeridade dos processos e farão acompanhamento caso a caso, a fim de garantir a promoção dos direitos humanos, interrompendo o ciclo de criminalização da juventude.

A parceria também abrange a Defensoria Pública, instituições de ensino de Direito e outras pastas do governo estadual. Núcleos de prática jurídica das faculdades e advogados ficarão responsáveis pelos atendimentos jurídicos; a emissão de documentos será feita pelo rede Vapt Vupt.

“O número de jovens encarcerados é muito alto e a maioria deles se encontra em situação de abandono, sem assistência de um advogado ou defensor, diante do grande número de presos, da falta de condição de pagar um advogado e da grande demanda que a Defensoria Pública suporta. A OAB-GO pretende abraçar esse projeto da Segov e estamos cientes de que poderemos prestar um grande auxílio a esses jovens e à sociedade”, declara.

Haverá também, em breve, uma reunião com a Defensoria Pública para alinhar outras questões da parceria.

Fonte: Goiás Agora

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp