Goiânia terá mais 81 pontos com fiscalização por radar

O secretário Municipal de Trânsito, Fernando Santana, assinou, nesta terça feira (25), a ordem de serviço para instalação de radares em 81 pontos, além dos mais de 50 instalados. em Goiânia. Ao todo, mais 600 faixas de trânsito devem ser fiscalizadas. Ainda não há previsão de quando estes novos fotossensores começarão a multar.

“Na primeira etapa foram instalado radares em outros pontos. Nessa segunda, serão mais 81. O número de equipamentos vai variar de acordo com cada local, porque alguns pontos podem precisar de mais de um, de acordo com os estudos feitos”, disse o secretário.

O contrato foi assinado nesta manhã na sede da SMT, no Setor Bela Vista, na região sul da capital. Em junho deste ano, a secretaria já havia anunciado a instalação de mais de 250 radares na capital. Segundo o secretário, estes primeiros radares instalados devem começar a operar em breve.

“A previsão é que na primeira quinzena de agosto pelo menos os radares instalados na Avenida 85 estejam funcionando. Falta agora apenas a Celg [Companhia Energética de Goiás] fazer a instalação elétrica”, disse.

De acordo com a SMT, em todos os pontos com radares haverá sinalização informando a fiscalização eletrônica e a velocidade no local. Santana explicou que o contrato com a empresa KOPP prevê a fiscalização de 643 faixas de rolamento.

Segurança pública

O gestor de projetos empresa responsável pelos radares, Marcos Silva, informou que os novos radares têm tecnologia que podem até ajudar na segurança pública.

“Os equipamentos registram velocidade, se param sobre a faixa, furam o semáforo e também fazem a leitura automática das placas. Com isso, é possível pegar informações sobre o veículo, como por exemplo, se ele é roubado. Com isso, a SMT pode trabalhar de maneira integrada com o Detran-GO [Departamento Estadual de Trânsito] ou secretaria de segurança”, disse.

Informações do portal G1

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos