Pesquisa TV Record: Caiado pode vencer eleição no primeiro turno em Goiás

Pesquisa encomendada pela TV Record/Goiás, e divulgada na noite desta quinta-feira (17) confirma o favoritismo do governador de Goiás Ronaldo Caiado na corrida pelo Palácio das Esmeraldas. O Democrata vence em todos os cenários simulados. Também tem ampla vantagem sobre os concorrentes, tanto na escolha espontânea, quanto na estimulada.

No levantamento, realizado pelo Insitituto Real Time Big Data, foram ouvidos 1000 eleitores, nos dias 14 e 15 de fevereiro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e a a confiabilidade é de 95%.

Governo no estado – Votação Espontânea (Quando os pré-candidatos não são apresentados, e os eleitores dizem em quem pretendem votar)

Ronaldo Caiado – 24%
Marconi Perillo – 6%
Gustavo Mendanha – 4%
Adriana Accorsi – 2%
Vanderlan Cardoso – 1%
Delegado Waldir – 1%

Sendo 15% Brancos/Nulos
Não sabem (NS)/ Não responderam (NR) 47%

Rejeição

Quanto à rejeição, quando os eleitores afirmam que não votariam nos candidatos de maneira alguma, Marconi Perillo aparece em primeiro com 29% dos votos. Ronaldo Caiado tem 22%, Wolmir Amado 9%, Vanderlan Cardoso 7%, Delegado Waldir empata com Gustavo Mendanha  e Major Vitor Hugo em 6% dos entrevistados e a lista finaliza com Janio Darrot com 3% dos votos. 3% disseram que poderia votar em todos os candidatos apresentados, e 9% não votariam em nenhum deles.

Avaliação do governo Caiado

Na avaliação da gestão do governador Ronaldo Caiado, a pesquisa do RealTime Big Data diz que 50% dos entrevistados acham ótimo ou bom, 22% regular, ruim ou péssimo são 25%, e não souberam responder ou não responderam, 3%.

Nos índices de aprovação da atual gestão do governador, 65% dos entrevistados disseram aprovar, 32% desaprovam e 3% não souberam responder ou não responderam.

Cenário I – Votação estimulada 

Ronaldo Caiado – 35%
Marconi Perillo – 16%
Gustavo Mendanha – 16%
Vanderlan Cardoso – 7%
Wolmir Amado – 5%
Delegado Waldir – 2%
Major Vitor Hugo – 2%
Janio Darrot – 1%

Brancos/Nulos – 8%
NS/NR – 8%

Cenário II – Votação estimulada

Ronaldo Caiado – 40%
Marconi Perillo – 19%*
Gustavo Mendanha – 18%*
Vanderlan Cardono – 10%

Obs* Marconi Perillo e Gustavo Mendanha apresentam empate na margem de erro 

Brancos/Nulos – 7%
NS/NR – 6%

Cenário III – Votação estimulada

Ronaldo Caiado – 41%
Gustavo Mendanha – 18%*
Marconi Perillo – 17%*
Wolmir Amado – 9%

Obs* Gustavo Mendanha e Marconi Perillo apresentam empate na margem de erro

Brancos/Nulos – 8%
NS/NR – 7%

Cenário IV – Votação estimulada

Ronaldo Caiado – 43%
Marconi Perillo – 22%*

Gustavo Mendanha – 20%*

Obs* Marconi Perillo e Gustavo Mendanha apresentam empate na margem de erro

Brancos/Nulos – 8%
NS/NR – 7%

Cenário V – Votação estimulada

Ronaldo Caiado – 39%
Gustavo Mendanha – 19%
Vanderlan Cardoso – 10%*
Wolmir Amado – 9%*
Delegado Waldir – 3%
Major Vitor Hugo – 3%
Janio Darrot – 1%

Obs* Vanderlan Cardoso e Wolmir Amado apresentam empate na margem de erro

Brancos/Nulos – 7%
NS/NR – 9%

Cadeira do Senado

Na votação estimulada, Marconi Perillo lidera as pesquisas para o senado apesar do alto índices de votos brancos/nulos ou que não responderam. Veja:

Marconi Perillo – 24%
Henrique Meirelles – 14%
Zacharias Calil – 7%
João Campos – 6%
Alexandre Baldy – 6%
Rubens Otoni – 5%
Wilder Morais – 5%
Luiz Carlos do Carmo – 2%

Brancos/Nulos 15%
NS/NR 16%

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”

Após ser indiciado pela Polícia Federal (PF), o ex-presidente Jair Bolsonaro publicou em sua conta na rede social X, nesta quinta-feira (21), trechos de sua entrevista ao portal de notícias Metrópoles. Na reportagem, ele informa que irá esperar o seu advogado para avaliar o indiciamento. 

“Tem que ver o que tem nesse indiciamento da PF. Vou esperar o advogado. Isso, obviamente, vai para a Procuradoria-Geral da República. É na PGR que começa a luta. Não posso esperar nada de uma equipe que usa a criatividade para me denunciar”, disse o ex-presidente.

Bolsonaro também criticou o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF). “O ministro Alexandre de Moraes conduz todo o inquérito, ajusta depoimentos, prende sem denúncia, faz pesca probatória e tem uma assessoria bastante criativa. Faz tudo o que não diz a lei”, criticou Bolsonaro.

Bolsonaro é um dos 37 indiciados no inquérito da Polícia Federal que apura a existência de uma organização criminosa acusada de atuar coordenadamente para evitar que o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu vice, Geraldo Alckmin, assumissem o governo, em 2022, sucedendo ao então presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas últimas eleições presidenciais.

O relatório final da investigação já foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Também foram indiciados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos; o ex-diretor da Agência Brasileira de Informações (Abin) Alexandre Ramagem; o ex-ministro da Justiça Anderson Torres; o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno; o tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; o presidente do PL, Valdemar Costa Neto; e o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, Walter Souza Braga Netto.

Na última terça-feira (19), a PF realizou uma operação para prender integrantes de uma organização criminosa responsável por planejar os assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro Alexandre de Moraes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos