Dificuldade de locomoção e rios de lama, esses são alguns dos principais problemas causados pela falta de pavimentação asfáltica no Jardim Maranata, em Aparecida de Goiânia. Em entrevista ao Diário do Estado, a dona de casa Silvia Sebastiana da Silva, de 47 anos, explicou que as chuvas fizeram com que algumas partes do setor se tornassem intrafegáveis, devido aos buracos e a enxurrada que “varrem” a rua.
“Olha a situação dessas ruas, a gente não consegue passar de carro aqui não. Se tentar passar é perigoso o carro estragar no meio dessas crateras. Quando precisamos pedir um motorista por aplicativo, temos que andar até o asfalto porque eles não andam na região. As pessoas estão deixando o carro e a moto em casa e estão andando a pé”, disse.
A dona de casa diz ainda que a promessa da prefeitura de asfaltar toda a região é antiga, mas que nunca foi concretizada. Ela fala, inclusive, que já foram realizadas alguns serviços de terraplanagem na região, mas que todo o trabalho foi desfeito com as chuvas, fazendo com que os locais se tornassem poças de lama.
“Já sofremos com a falta de asfalto e as promessas há muito tempo. Todo vez que chove o setor vira um rio de lama, as ruas ficam escorregadias e a enxurrada toma conta do setor. Ai quando chega a época da seca é uma poeira, os móveis não param limpos”, exaltou.
Problemas de saúde
Silvia comentou ainda que a falta de pavimentação asfáltica também tem causado problemas de saúde na sua família, principalmente devido a poeira e a lama.
“Durante a chuva vira um rio no meio da rua e quando não está chovendo, na época da seca, se forma uma nuvem de poeira, muita poeira. Aqui em casa tem muita criança, uma das minhas netas mesmo tem asma. É muito difícil, porque a gente adoece muito. Além disso, há também o perigo de se machucar nos buracos”.
Nota Prefeitura de Aparecida
“A Secretaria de Infraestrutura de Aparecida informa que as obras de pavimentação asfáltica do Jardim Maranata será realizada com recurso do novo financiamento, que será firmado entre a Prefeitura de Aparecida e instituição financeira. As obras vão contemplar galeria pluvial, asfalto e meio fio”.