Auxílio-doença: Quem sofre de ansiedade pode receber o benefício?

A ansiedade, considerada a doença do século, pode ser definida como uma emoção de alerta. Na maioria das vezes associada a sensações de angústia, tensão ou insegurança, a ansiedade faz com que tais sentimentos se tornem mais frequentes, intensos ou incontroláveis, podendo se transformar em uma doença.

Os sintomas físicos da ansiedade são:

  • Palpitações
  • Braço dormente
  • Suor frio
  • Dores no peito
  • Sensação de tremor
  • Tensão muscular
  • Tontura
  • Enjoo e vômitos
  • Respiração ofegante
  • Falta de ar
  • Enxaquecas

Os sintomas podem ir de leves a moderados ou intensos. Nos casos mais severos, medicamentos buscam amenizar os sintomas da doença, mas alguns dos remédios chegam a ter valores um pouco mais salgados que o normal.

No entanto, a pergunta que não quer calar é: quem sofre de ansiedade pode receber auxílio-doença?

Auxílio-doença

O auxílio necessita de algumas comprovações para que se possa ser posto em prática. O principal fator para se receber a ajuda é se encontrar em um estado de incapacidade de trabalho temporária. A ansiedade, em diversos dos casos mais incisivos pode sim deixar o indivíduo sem condições de trabalhar.

Situações que podem provocar medo, expectativas ou dúvidas estão entre reações consideradas normais para a condição. Caso esses sintomas não sejam tratados, a ansiedade pode se agravar, resultando no que é chamado de Transtorno de Ansiedade Generalizada, ou TAG.

Segundo o Manual de Classificação de Doenças Mentais (DSM.IV), a TAG pode afastar um trabalhador de serviço devido a decorrência dos sintomas, sendo necessário um tempo dedicado ao tratamento pelo indivíduo.

Regras de solicitações do auxílio-doença

A primeira regra pede que o paciente esteja incapacitado ou afastado do trabalho por mais de 15 dias seguidos, ou então na mesma quantidade de dias dentro de uma janela de 60 dias.

Outra regra importante é a falta de recebimentos de 12 ou mais pagamentos mensais junto ao INSS.

A última regra é a qualidade de segurado. Tal condição só é possível com o cidadão que é filiado ao INSS, tendo uma inscrição e fazendo pagamentos mensais a previdência.

Após a obtenção de um laudo médico, sendo esse específico e detalhado, é possível solicitar o auxílio-doença no site do INSS ou no Meu INSS.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Úrsula Silva, irmã de MC Kevin, morre aos 36 anos por complicações de trombose

Úrsula Muga Silva, irmã do cantor MC Kevin, morreu aos 36 anos. A notícia foi confirmada nesta terça-feira, 17, por Valquiria Nascimento, mãe do artista, por meio de uma publicação no Instagram.

Embora não fosse mãe biológica de Úrsula, Valquiria explicou que ajudou a criá-la entre os 12 e os 19 anos, após o falecimento da mãe da jovem. Úrsula, filha do pai de MC Kevin, mantinha uma relação próxima com a família.

Segundo Valquiria, Úrsula sofria de trombose, mas não seguia o tratamento adequado para a doença. “Não se cuidou, acabou passando mal e indo embora”, lamentou. Úrsula era casada e deixou um filho pequeno.

Relembre a morte de MC Kevin
MC Kevin, cujo nome era Kevin Nascimento Bueno, morreu aos 23 anos após cair do 5º andar de um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O cantor chegou a ser socorrido com vida e levado ao Hospital Municipal Miguel Couto, mas não resistiu.

O funkeiro, que acumulava quase 14 milhões de seguidores no Instagram e cerca de 1,8 milhão de ouvintes mensais no Spotify, deixou um legado marcante no cenário musical.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp