Veja algumas curiosidades sobre a Ucrânia

Em meio a um momento tão triste e turbulento, provocado pela ofensiva militar russa, que tal conhecer um pouco sobre as curiosidades da Ucrânia? Veja a seguir.

Para conseguir passar sob o rio Dnieper, o metrô de Kiev teve que construir a estação mais profunda do mundo – a de Arsenalna, a 105,5 m de profundidade. As escadas rolantes gastam cinco minutos para levar um passageiro de volta à superfície!

Um prédio residencial com 30 m de altura, em Lviv, detém o recorde de maiores palavras cruzadas do mundo. Para resolver esta intervenção artística, é preciso coletar pistas em mais de 80 pontos turísticos da cidade, como parques, museus e monumentos.

Em 2015, o país aprovou uma série de leis de “descomunistização”, eliminando relíquias de seu passado comunista. Uma delas foi uma estátua de Lenin no quintal de uma fábrica em Odessa, que foi transformada numa homenagem a Darth Vader!

Darth Vader também concorreu à prefeitura da capital, Kiev, e de Odessa, terceira maior cidade do país, em 2014. Ele era o candidato do Partido da Internet, supostamente criado pelo hacker Dmytro Holubov para propor um “governo eletrônico contra a burocracia”.

A cegonha é o animal nacional. Segundo o folclore ucraniano, elas têm muitos dons mágicos para proteger os humanos. Podem até prever o tempo: se estiverem agitadas, vem tempo ruim por aí. Se ficarem apoiadas numa perna só, é frio na certa.

Oito semanas antes da Páscoa, comemora-se a Maslenitsa, uma espécie de Carnaval ucraniano. É construída uma figura de palha e pano, chamada de Senhora Maslenitsa e, no dia seguinte, homens procuram mulheres para se casar após a Quaresma. (Fonte: mundoeducacao.uol.com.br)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos