Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) foram reservados para o resgate de brasileiros na Ucrânia. As aeronaves estão na Base Aérea de Anápolis e ainda não têm data certa para decolar.
Segundo anunciaram os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, dois aviões KC-390 Millennium estão “de prontidão” para transportar brasileiros que tentarem deixar a região da guerra. No entanto, o espaço aéreo ucraniano segue fechado. Existe a possibilidade de as aeronaves buscarem brasileiros em territórios de países vizinhos, como é o caso da Romênia.
A Base Aérea de Anápolis também recebeu brasileiros no início da pandemia, que saíram da China em fevereiro de 2020. Os repatriados ficaram em quarentena na Base da cidade goiana.
Segundo o Itamaraty, 500 brasileiros vivem na Ucrânia. Destes, 100 pessoas registradas na embaixada em Kiev ainda estão no país do Leste Europeu e 80 já saíram. Entre os que ainda não conseguiram deixar da Ucrânia, estão o goiano Gabriel Gabriel Costa, que desistiu de sair do território ucraniano madrugada desta segunda-feira (28), após 30 horas de espera. Já na manhã de hoje, ele e a amiga Cristiane Nedashkovskaya, nascida em Belém do Pará, estão retornando para outra fronteira, em uma nova tentativa.