Uma carga de eletrônicos avaliada em R$ 2 milhões foi apreendida na BR-050, em Catalão, região Sudoeste de Goiás. Os equipamentos estavam escondidos em um fundo falso de uma van plotada para apoio em corridas. O caso ocorreu nesta segunda-feira (28). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor apresentou nervosismo para responder simples, causando desconfiança na corporação.
Ao verificar o veículo, os federais encontraram um fundo falso, onde centenas de celulares, notebooks, relógios inteligentes e tablets estavam escondidos. Diante dos fatos, o motorista, comerciante de Brasília, confessou realizar esse tipo de transporte de mercadorias há algum tempo. A carga é avaliada em R$ 2 milhões.
Segundo o autor, o fundo falso servia para ocultar as mercadorias e burlar a fiscalização. Sem a comprovação do desembaraço fiscal de fronteira, os produtos e a van foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal.
Além de perder a mercadoria, se condenado o suspeito pode pegar de um a quatro anos de prisão.
O Crime de Descaminho está previsto no Artigo 334 do código penal brasileiro “Iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria.”
Vídeo: