Agências do INSS retomam atendimento presencial sem agendamento

Na manhã desta quarta-feira (2), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) que as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão retomando os atendimentos presenciais sem necessidade de agendamento. A retomada será feita de maneira gradual a partir deste mês.

O atendimento presencial do INSS foi suspeso no início da pandemia da Covid-19, e no mesmo ano recomeçaram os atendimentos somente mediante ao agendamento prévio.

As agências do INSS retomam o chamado atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação, sem necessidade de prévio agendamento.

Estarão a disposição também os serviços de orientação sobre benefícios e serviços previdenciários, atendimentos por decisão judicial, emissão de senha para acesso à plataforma Gov.br e acesso aos serviços ofertados pelo auto-atendimento orientado, nas unidades participantes do Projeto do Novo Modelo de Atendimento.

Além disso, o INSS permite às agências, mediante agendamento prévio, emitir extratos de empréstimo consignado; de pagamento de benefício/histórico de crédito (HISCRE) que comprova a renda do seu benefício; extrato de Imposto de Renda (IR); extrato Previdenciário; Carta de Concessão do Benefício, que informa a forma de cálculo do valor do seu benefício; e declaração de beneficiário do INSS. Os agendamentos de emissão de extrato deverão ser atendidos na triagem das agências.

Orientações do INSS

A publicação no DOU, orienta ainda que, nos casos classificados como de “Atendimento Simplificado”, de baixa complexidade, e “Atendimento Específico”, de alta complexidade, deverá ser feito agendamento do serviço, por meio da Central 135 ou na própria agência.

Atendimento simplificado

O agendamento para atendimento simplificado será realizado para os casos de: pensão especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida; pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes; pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru; bloqueio/desbloqueio de benefício para empréstimo consignado; alteração do local ou forma de pagamento; retificação de comunicação de acidente do trabalho; devolução de documentos; entre outros.

Atendimento de alta complexidade

Já para os serviços de alta complexidade, que não estão disponíveis nos canais remotos ou por meio de agendamento específico, o atendimento também poderá ser feito, excepcionalmente nas agências, nos casos de órgão mantenedor do benefício inválido impossibilitando a solicitação de serviços; tarefas concluídas com erros na inclusão de documentos ou relatórios, despacho conclusivo divergente da formatação no sistema de benefício, encerramento da tarefa por erro de sistema; utilização de Número de Identificação do Trabalhador (NIT) de terceiro ou equívoco na atribuição do NIT do titular, dependente, instituidor ou representante legal; consulta à consignação administrativa; e solicitar a contestação de Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP).

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Assistência integral em odontologia do Crer de Goiás é destaque entre especialistas

Com o objetivo de oferecer assistência integral ao usuário, o Governo de Goiás, por meio do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás, conta com atendimento odontológico de referência para os pacientes em tratamento na unidade. Este serviço tem atraído o interesse de especialistas de várias localidades.
 
O Crer é único em sua abordagem, oferecendo um atendimento multidisciplinar ao paciente no mesmo local. Recentemente, a unidade recebeu a psicóloga e professora da Universidade Britânica de Sheffield, Sarah Baker, editora-chefe da Community Dentistry and Oral Epidemiology, uma das publicações de grande relevância no campo de ensino e pesquisa da odontologia. Sarah, que veio ao Brasil a convite da Universidade Federal do Goiás (UFG) para conhecer como a odontologia funciona no Sistema Único de Saúde (SUS), ficou impressionada com o trabalho da unidade.
 
“O Crer é único. Nós não temos um serviço similar a esse no Reino Unido. O fato de você oferecer um atendimento multidisciplinar ao paciente no mesmo local é único. Foi uma visita maravilhosa,” afirmou a professora Sarah.
 
Além disso, o Crer também recebeu intercambistas da Universidade de São Paulo (USP). Os estudantes da USP, Leticia Santos Maciel e Rodrigo Camargo Soares Figueiredo, destacaram a oportunidade de terem uma prática enriquecedora. Eles ressaltaram a importância da qualificação profissional e da inclusão no atendimento odontológico hospitalar.
 
“A visita foi uma experiência que mudou minha visão do atendimento odontológico em ambiente hospitalar. O tratamento odontológico de pessoas com deficiência segue o viés científico e ético. Profissionais qualificados cuidando de pessoas que muitas vezes têm o atendimento negado em outros centros,” compartilhou Rodrigo.
 
O atendimento altamente especializado e direcionado a pessoas com deficiência é um diferencial do Serviço de Odontologia do Crer. Com profissionais capacitados para esse tipo de assistência, o hospital oferece atendimento nas especialidades de periodontia, endodontia, dentística e pediatria. Desde sua abertura, a unidade já realizou mais de 270 mil procedimentos odontológicos, demonstrando sua eficácia e compromisso com a saúde bucal.

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