América-MG conquista virada incrível, triunfa nos pênaltis e se classifica

América-MG se classifica na Pré-Libertadores

O América-MG conseguiu um feito impressionante na noite desta quarta-feira (2). No Estádio Defensores Del Chaco, o time brasileiro saiu perdendo por 2×0 perante o Guaraní-PAR, virou para 3×2 e levou a disputa para os pênaltis. Então, o Coelho prevaleceu e garantiu seu espaço na terceira e última fase da Pré-Libertadores de 2022. O próximo adversário dos mineiros será o Barcelona de Guayaquil, do Equador.

O milagre do América-MG em Assunção

No jogo de ida, em Belo Horizonte, o América-MG havia perdido por 1×0 para o Guaraní. Precisando vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a peleja para as penalidades, o Coelho viu sua situação piorar drasticamente logo no primeiro tempo. Aos 12 minutos, Fernando Fernández converteu um pênalti que o zagueiro Éder havia cometido em Benítez. Duas voltas do relógio depois, Cáceres marcou de cabeça e os paraguaios ficaram com uma vantagem ainda maior no agregado.

Na segunda etapa, o América-MG precisou ir com tudo para o setor ofensivo. A estratégia funcionou. Aos 13 minutos, em lance de oportunismo, o centroavante Wellington Paulista mandou de carrinho para o fundo das redes. Aos 29, a estrela de Wellington Paulista novamente brilhou e ele mandou de cabeça para a meta. Mesmo com os dois gols, o Coelho ainda precisava de mais um para seguir vivo. Nos acréscimos, isso aconteceu. Aos 47, Pedrinho pegou rebote em cheio e marcou um golaço em Assunção. Assim, o duelo foi para os pênaltis.

As cinco primeiras cobranças acertaram as redes. Ayala, Ortíz e Ángel Benítez, para os paraguaios, Wellington Paulista e Iago Maidana, para os brasileiros. Então, Henrique Almeida acertou o travessão e o Guaraní ficou em vantagem. Bareiro marcou para os donos da casa, e Juan Ramírez acertou para os visitantes. Na última cobrança do Guaraní, que garantiria a classificação da equipe, Vásquez mandou na trave. Rodolfo manteve a briga em aberto. Nas alternadas, Rodi Ferreira e Patric erraram. Em seguida, o goleiro Jailson pegou o chute de Roberto Fernández, e Everaldo selou a classificação mineira.

O América-MG se juntou ao Fluminense na terceira fase da Pré-Libertadores de 2022. O Coelho enfrentará o Barcelona de Guayaquil, que despachou o Universitario, do Peru.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vasco busca novo treinador após recusa de Renato Gaúcho: desafios e cenário para 2025

Sem Renato Gaúcho, Vasco retoma buscas e tem trabalho para encontrar treinador
no mercado
Clube em breve vai completar um mês sem um treinador efetivo à frente da equipe
Vasco divulga carta aberta à torcida e lança campanha para aumento de sócios
Vasco divulga carta aberta à torcida e lança campanha para aumento de sócios
Sem acordo para a contratação de Renato Gaúcho, o Vasco se volta novamente ao mercado na tentativa de encontrar um técnico para 2025. O clube vem sofrendo dificuldades nesse processo e em breve vai completar um mês sem ter um treinador efetivo à frente da equipe.

Rafael Paiva foi demitido no dia 24 de novembro, logo depois da derrota por 3 a 0 para o Corinthians, pela 35 rodada do Brasileirão. Foi o ponto de partida da busca por um novo treinador. Então diretor técnico, Felipe comandou o time nas três últimas rodadas do campeonato, mas apenas interinamente.

O presidente Pedrinho reconheceu, em entrevista divulgada na semana passada, o tamanho da dificuldade para contratar um técnico. “Me assustam os números e a dificuldade de encontrar (um treinador). A gente está em busca. É muito escasso, todo mundo sabe os nomes disponíveis. Todos os clubes que procuram treinador no nível que a gente procura está nos mesmos nomes”, disse.

De férias no Rio de Janeiro depois de encerrar um trabalho de mais de dois anos no Grêmio, Renato recusou a proposta do Vasco porque o valor de salário oferecido ficou muito abaixo do que ele havia pedido. O treinador, no entanto, havia gostado do que ouviu nas reuniões e se animado com o planejamento do clube para o ano que vem.

Antes de Renato, o Vasco chegou a abrir negociações com Paulo Pezzolano, atualmente sem clube, e Pedro Caixinha, ex-Bragantino que tem acerto encaminhado com o Grêmio. A diretoria vascaína também sentou com o português Antonio Oliveira, ex-Cuiabá e Corinthians, mas a conversa não agradou.

O Vasco desde o início das buscas prioriza treinadores que tenham conhecimento de futebol brasileiro e, em especial, que apresentem boa gestão de vestiário. A atual diretoria entende que o desgaste com os jogadores marcou o fim das passagens recentes de Ramón Díaz e Rafael Paiva no comando da equipe.

Embora trate o tema com cautela, com o discurso de que não pode errar, o Vasco deseja colocar um fim nas buscas porque precisa debater com o eventual novo treinador nomes de reforços e parte do planejamento para 2025. O primeiro grupo de jogadores, que será formado em sua maioria por atletas da base, se reapresenta no próximo dia 27 para dar início à preparação de olho nos primeiros jogos do Carioca.

O Vasco estreia no estadual no dia 12, contra o Nova Iguaçu. Siga o novo canal de notícias do Vasco no WhatsApp e ouça o podcast GE Vasco para ficar por dentro de todas as novidades do clube. Assista tudo sobre o Vasco no GE, na Globo e no SporTV. Acompanhe os vídeos e fique por dentro dos gols mais bonitos do Brasileirão 2024.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp