Crianças e adolescentes podem fazer aulas de futebol de graça em Goiás, saiba como participar

O sonho de se tornar um atleta de futebol pode estar mais perto para crianças goianas. Uma escolinha de futebol da La Liga, a instituição que organiza o Campeonato Espanhol do esporte, está em Goiás selecionando alunos para a iniciação esportiva. A ação faz parte de uma parceria com o governo estadual que levará equipes de treinamento para 23 municípios do interior.

As aulas começam no fim do mês de março e seguem até o fim deste ano. Podem participar crianças e adolescentes de 8 a 17 anos de idade que se inscreverem pela internet até o próximo domingo (06)  pelo site da Secretaria de Esporte e Lazer (clique aqui para acessar e preencher o formulário eletrônico). Ao todo, são 150 vagas por núcleo nos quais os futuros jogadores se exercitarão com uniforme completo, chuteiras, bolas, apitos e cones fornecidos pela pasta.

Os municípios contemplados com a iniciativa são Aragarças, Bonópolis, Fazenda Nova, Flores de Goiás, Itaberaí, Jaraguá, Nova Crixás, Paraúna, Posse, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Sítio D’Abadia, Vila Propício, Alvorada do Norte, Amaralina, Bom Jardim, Cavalcante, Edeia, Matrinchã, Monte Alegre, Morro Agudo, Nova América e Simolândia.

Um dos módulos do projeto com a La Liga foi a qualificação dos professores que vão estar à frente das turmas. Em junho de 2021, foi realizado curso de formação com a participação de profissionais espanhóis, que trouxeram conceitos teóricos e práticos para serem trabalhados durante as aulas. O projeto também prevê, futuramente, a realização de eventos, como seminários e palestras, além da implantação de turmas para o ensino de inglês e espanhol.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial Militar é indiciado por homicídio doloso após atirar em estudante de medicina

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que as câmeras corporais registraram a ocorrência. O autor do disparo e o segundo policial militar que participou da abordagem prestaram depoimento e permanecerão afastados das atividades operacionais até a conclusão das apurações. A investigação abrange toda a conduta dos agentes envolvidos, e as imagens das câmeras corporais serão anexadas aos inquéritos conduzidos pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
 
O governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, lamentou a morte de Marco Aurélio por meio de rede social. “Essa não é a conduta que a polícia do Estado de São Paulo deve ter com nenhum cidadão, sob nenhuma circunstância. A Polícia Militar é uma instituição de quase 200 anos, e a polícia mais preparada do país, e está nas ruas para proteger. Abusos nunca vão ser tolerados e serão severamente punidos,” disse o governador.
 
O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva, avalia que há um retrocesso em todas as áreas da segurança pública no estado. Segundo ele, discursos de autoridades que validam uma polícia mais letal, o enfraquecimento dos organismos de controle interno da tropa e a descaracterização da política de câmeras corporais são alguns dos elementos que impactam negativamente a segurança no estado. O número de pessoas mortas por policiais militares em serviço aumentou 84,3% este ano, de janeiro a novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, subindo de 313 para 577 vítimas fatais, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) até 17 de novembro.
 
O Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp) do MPSP faz o controle externo da atividade policial e divulga dados decorrentes de intervenção policial. As informações são repassadas diretamente pelas polícias civil e militar à promotoria, conforme determinações legais e resolução da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos