Após 16 anos, futebol goiano volta a ter uma mulher no apito

Michelle Safatle árbitra Campeonato Goiano

O fim de semana do Campeonato Goiano tem tudo para entrar na história do futebol do estado. Pela primeira vez desde 2006, uma mulher estará no apito de um jogo oficial da primeira divisão. No duelo entre Goiatuba e Vila Nova, que acontecerá no próximo domingo (6), a partir das 15h30, no Estádio Divino Garcia Rosa, Michelle Safatle ocupará o posto principal de arbitragem. Além disso, a assistente Jordana Pereira também fará estreia na função. O trio será completado por Fabrício Vilarinho, que faz parte do quadro oficial da Fifa.

Uma quebra de tabu após 16 anos no Campeonato Goiano

A última árbitra a apitar um confronto oficial do Campeonato Goiano foi Sirley Cândida, em fevereiro de 2006. Cinco anos depois, em janeiro de 2011, Gabriele Salles foi a última assistente em um jogo do torneio. Agora, Michelle Safatle e Jordana Pereira quebram duas marcas de uma só vez. A árbitra possui experiência no cenário estadual. Na Terceira Divisão do Goianão, Michelle apitou Mineiros x Independente de Rio Verde, América de Morrinhos x Guanabara City e Monte Cristo x União Inhumas. Pela Divisão de Acesso, ela comandou o encontro entre Goiânia e Aparecida. No Goianão de 2022, Michelle atuou como quarta árbitra, e neste domingo debutará na liderança do quadro.

A partida entre Goiatuba e Vila Nova, no Divinão, tem tudo para ser tranquila. Isso porque os dois times têm poucas pretensões na última rodada da fase de grupos. O Goiatuba, que joga em casa, amargou um rebaixamento antecipado e entrará em campo apenas para cumprir tabela. O Vila, por sua vez, garantiu a classificação para o mata-mata e não precisa se preocupar com isso neste fim de semana. Entretanto, o Tigre necessita de um resultado positivo para se posicionar em uma situação melhor nas quartas de final. No momento, a equipe colorada lidera o Grupo B. Em caso de tropeço e vitória do Atlético, o Vila Nova ficaria para trás e terminaria a fase de grupos na segunda posição da chave.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Barcelona busca reforços para defesa, meio e ataque na próxima janela de transferências

Barcelona busca reforços para defesa, meio e ataque, segundo imprensa espanhola

O time de futebol de Barcelona está em busca de reforços para a defesa, meio-campo e ataque. De acordo com informações da imprensa espanhola, o clube catalão tem interesse em jogadores como o francês Christopher Nkunku, atualmente no Chelsea, e os alemães Jonathan Tah, do Bayer Leverkusen, e Joshua Kimmich, do Bayern de Munique. Esses atletas estão no radar do Barcelona para possíveis contratações visando fortalecer o elenco.

Após a derrota por 1 a 2 para o Atlético de Madrid, o Barcelona enfrenta uma queda vertiginosa de produção que tem acendido o alerta no clube. Com essa situação em mente, a diretoria está se preparando para a janela de transferências de inverno. Mesmo com a produção ofensiva sendo um destaque da equipe, reforços para defesa, meio-campo e ataque são considerados essenciais para reverter a situação.

Os principais goleadores do Barcelona na atual temporada do Campeonato Espanhol são Lewandowski, com 16 gols, e Raphinha, com 11. Ambos também se destacam na artilharia da Champions League. Entretanto, o time catalão vem enfrentando dificuldades, com Lewandowski sem marcar há três partidas, Raphinha passando em branco nas últimas duas e o clube caindo para a terceira colocação na liga espanhola.

Antes de se lançar ao mercado em busca de novos talentos, o Barcelona precisa resolver questões financeiras relacionadas ao Fair Play financeiro. A dificuldade de se adequar ao regulamento da liga espanhola tem sido um impedimento para a inscrição de jogadores importantes, como Dani Olmo e Pau Victor. O recente contrato com a Nike traz esperanças para o clube, mas ajustes precisam ser feitos.

Com limitações financeiras, o Barcelona tende a monitorar jogadores em fim de contrato. Jonathan Tah, zagueiro alemão de 28 anos do Bayer Leverkusen, é o reforço mais próximo, segundo o jornal “Mundo Deportivo”. Além disso, o clube também está de olho em nomes como Alphonso Davies e Joshua Kimmich, que foram comandados pelo técnico Hansi Flick no Bayern de Munique.

O meia-atacante francês Christofer Nkunku, do Chelsea, foi oferecido ao Barcelona, conforme noticiou o jornal “Sport”. Outra opção para o ataque do clube catalão é o inglês Marcus Rashford, que deseja deixar o Manchester United na próxima janela de transferências. Com diversas opções no radar, o Barcelona busca reforçar seu elenco visando uma retomada de sucesso no restante da temporada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp