Goiânia amplia locais para vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira (7)

Nesta segunda-feira (6), a vacinação contra a Covid-19 segue com ampliação de postos em Goiânia. Ao todo serão 72 salas disponíveis para a imunização infantil e adulto. As vacinas da Pfizer para crianças acima de cinco anos foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal (SMS). Além disso, os maiores de seis anos podem se vacinar com a primeira e a segunda dose da CoronaVac.

“Ampliamos as salas de vacinação, agora são 72, vamos manter a vacinação itinerante com as vans e também iniciamos a vacinação nas escolas , onde mais de 3 mil estudantes da Rede Municipal de Educação já foram imunizados. Para avançarmos ainda mais na imunização, pedimos que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinar”, disse o prefeito Rogério Cruz.

Para o titular da SMS, Durval Pedroso, essa ampliação visa aumentar, de forma considerável, o percentual de pessoas vacinadas. “ Já tomaram a primeira dose 83,5% da população com idade acima de 05 anos, 75% foram imunizadas com a segunda dose e, desses, 20,3% receberam a dose de reforço”, pontua Pedroso, acrescentando que os moradores de Goiânia terão a oportunidade de se vacinar mais próximos de suas casas.

O horário de funcionamento de todas as unidades de saúde para vacinação continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento.

Documentação

Os maiores de 12 anos devem apresentar documento com foto, comprovantes de vacinação e endereço. Já as crianças de 05 a 11 anos precisam apresentar Cartão de Vacinação, certidão de nascimento ou CPF, e comprovante de endereço. Pais e responsáveis legais que, porventura, não possam levar a criança ao posto de vacinação, devem preencher autorização para que outra pessoa a acompanhe.

A população em geral, que ainda não tomou a segunda ou terceira dose dos imunizantes disponíveis contra a doença, pode procurar uma unidade de saúde do município, assim como quem precisa tomar a quarta dose de reforço. Vale ressaltar que, a vacina já está disponível para as pessoas imunossuprimidas maiores de 18 anos, com data da terceira dose no dia 3 de novembro de 2021.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp