Anápolis, Águas Lindas de Goiás e Trindade. Essas são as próximas três cidades que vão receber o apoio da Central Única das Favelas em Goiás (CUFA GO) no combate ao mosquito da dengue no Estado. A última ação foi realizada no sábado (6), em setores de Senador Canedo, região metropolitana da capital. Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, foram vistoriadas 5 mil residências em três setores da cidade.
A campanha contou com ajuda de profissionais especializados em endemia, que conscientizaram os moradores sobre os focos do mosquito da dengue. Além disso, voluntários da CUFA entregaram sacos de lixo e retiraram entulhos que poderiam ser criadouros.
Segundo o vice-presidente da organização, Anderson Carlos, a alta na taxa de contaminação é algo alarmante para o estado.
”Sabemos que o crescimento da dengue no Estado atravessou os 900% e isso é muito agravante, e nos deixou em estado de alerta” diz o vice-presidente. ”Resolvemos procurar Prefeituras para iniciar o trabalho, ao lado de diversas pessoas para retirar entulhos e focos do mosquito. E acredito que isso ajudará na diminuição da contaminação”
O Estado de Goiás registrou um aumento de 215% no número de casos da dengue, em comparação ao ano passado. No último mês, quatro mortes foram confirmadas pelo estado e outros oitos óbitos seguem em investigação.
A organização aguarda agora a confirmação de outras cidades para também praticarem a ação.
Veja vídeo da ação:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)