A aeronave multimissão KC-390 Millenniun, lotada na Base Aérea de Anápolis, está pronta para resgatar os brasileiros que estão na Varsóvia, na Polônia.
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está previsto para sair nos próximos minutos da Base Aérea de Brasília, para repatriar os brasileiros que deixaram a Ucrânia, nos últimos dias, fugindo da guerra. O retorno está previsto para quinta-feira (10).
Ainda segundo o Itamaraty, a Embaixada do Brasil na Romênia montou um posto avançado na cidade de Siret, na fronteira com a Ucrânia, para reforçar a acolhida a brasileiros em saída do país vizinho. Até o momento, mais de 130 brasileiros ingressaram em território romeno.
Também foram abertos mais dois postos de atendimento consular nas cidades de Lviv, localizada próxima à fronteira com a Polônia e para onde os brasileiros têm se dirigido; e um outro posto em Chisinau, capital da Moldávia. Para dar assistência a brasileiros que buscam a saída da Ucrânia via Romênia.
Desde o início dos conflitos, mais de 100 brasileiros deixaram a Ucrânia com a apoio do Itamaraty. Eles se dirigem a países fronteiriços, principalmente para a Polônia e a Romênia.
A comunidade brasileira na Ucrânia, antes do conflito, era estimada em aproximadamente 500 pessoas.
Veja o vídeo:
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)