A Coreia do Norte teria realizado um novo teste com mísseis, segundo informou o canal de TV japonês NHK nesta sexta-feira (28).
De acordo com o porta-voz do Pentágono, Jeff Davis, o lançamento foi detectado pelos Estados Unidos, mas ainda não há informações se o projétil é de longo alcance.
Segundo o Estado Maior Conjunto sul-coreano (JCS), o lançamento do projétil aconteceu por volta das 11h41min locais no norte da província de Jagang e estima-se que o míssil tenha caído no mar do Japão em uma zona exclusiva do país (ZEE). Ele teria ficado no ar durante 45 minutos antes de cair.
Após o lançamento, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, convocou uma reunião de emergência com seu gabinete de segurança.
Por sua vez, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, também declarou que uma reunião do Conselho de Segurança Nacional seria convocada e o Japão tomaria as medidas necessárias para garantir a segurança de seus cidadãos.
Na última quarta-feira (26), a Defesa norte-americana afirmou que a Coreia do Norte estaria preparando um novo teste com mísseis e um novo lançamento seria realizado nos próximos dias.
Segundo as informações, o míssil a ser lançado seria de alcance internacional e teria capacidade de atingir até o Alasca.
Em 4 de julho ocorreu o último lançamento de um equipamento semelhante. Na ocasião, o teste foi bem sucedido e causou preocupação ao redor do mundo.