A Prefeitura de Goiânia realiza, juntamente com a Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, a feira “Goiânia Por Elas” nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), na Vila Cultural Cora Coralina. A feira conta com várias atrações como apresentações culturais, exposições, oficinas com mais de 20 mulheres expondo seus trabalhos.
A ação da prefeitura com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, busca destacar ações de protagonismo feminino e a autonomia financeiras das goianas.
“Além de celebrar, é preciso reconhecer o papel da mulher na sociedade, proporcionar a elas a independência, segurança e respeito, seja qual for a esfera”, aponta o prefeito Rogério Cruz.
A presença feminina na feira
Além de novas empreendedoras e expositoras confirmadas para o evento, a feira reúne mulheres de ramos como a arte, artesanato, moda, música, gastronomia entre outras para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
Nas presenças já confirmadas tem nomes conhecidos das feiras promovidas pelo estado, tais quais as expositoras da Feiras Das Pretas, do Lixo Zero e das Entidades das Pessoas com Deficiência.
Para Cristina Lopes, secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, a realização da feira é o “momento de juntar forças e construir uma cidade mais igualitária em termos de gênero”.
As atividades promovidas na feira são variadas e buscam, além do entretenimento, uma reflexão sobre os desafios enfrentadas pelas mulheres goianas.
Confira a programação do evento:
10/03 (quinta-feira)
10h: Oficina de Contação de histórias
11h: Oficina de A arte do lápis de cor
12h: Show de talentos (microfone aberto)
14h: Oficina de A arte do fuxico
16h: Solenidade oficial de abertura
16h30: Roda de conversa Goiânia por Elas: empreender e sobreviver
18h: Lançamento e sessão de autógrafos do Livro em Branco ou Uma Mulher de 30 anos, da autora Lidiana Reis
11/03 (sexta-feira)
11h: Roda de conversa O direito da mulher e o combate à violência
12h: Lançamento e sessão de autógrafos do livro 4 Razões para Sobreviver, da autora Iraides Barbosa
13h: Roda de Conversa – Um novo ciclo pela saúde da mulher
15h: Roda de conversa – Viver a maternidade em 2022
17h: Debate – Goiânia por Elas: inclusão, diversidade e empoderamento