Tempo médio para abertura de empresas em Goiás cai para menos de 24 horas

A análise dos pedidos de abertura e baixa de empresas em Goiás estão mais rápidas. Com a conclusão da terceira etapa do processo de implantação do Portal do Empreendedor Goiano e o esforço de toda equipe, a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) reduziu para menos de 24 horas o tempo médio de tramitação dos processos neste mês de julho. Agora já é possível fazer o protocolo, a análise e a disponibilização de processos abertos dentro do mesmo dia.

“A redução dos prazos de tramitação sempre foi um compromisso da Juceg com a competitividade do setor produtivo e a classe contábil, sem comprometer a segurança jurídica necessária nos nossos serviços, e segue determinação do governador e o planejamento que fizemos. No início deste ano, decidimos implantar o Portal e o novo sistema com o intuito de chegar a este resultado”, avaliou o presidente da Juceg, Rafael Lousa.

Na última semana de junho, a Junta Comercial processou 1.938 processos, com o tempo médio de 3,5 dias (84 horas) para análise. Um mês depois, na última semana de julho, foram processados no órgão 1.622 processos, com o prazo médio de 20 horas e 56 minutos. A redução do tempo de análise foi de mais de 300%, enquanto a quantidade de processos se manteve semelhante e os tipos também.

Rafael Lousa analisa que, além da efetivação da implantação do novo sistema através do Portal do Empreendedor Goiano, houve nestes últimos 30 dias maior adaptação de empresários e contadores à proposta de registro pela plataforma digital e a consolidação de uma nova cultura no registro mercantil, que possibilitou a substituição do papel pela análise em meio virtual. “É uma soma de fatores. Mas temos no empenho da nossa equipe e no sucesso do Portal e do sistema o protagonismo desta meta alcançada.”, comemora.

Inovação

O Portal do Empreendedor Goiano, lançado em março deste ano, já passou por três fases de implantação. Com as duas primeiras, foram concluídos mais de 25 mil processos, com redução no tempo médio de tramitação de 7 para 3 dias, independente do lugar no Estado ou do tipo de processo.

“Seja de Posse, Aparecida ou Itumbiara, conseguimos reduzir o tempo para a tramitação . Os resultados estão dentro do planejado e são satisfatórios”, destacou Lousa.

Com a finalização da terceira fase da Implantação, marcada pela inclusão dos serviços da Receita Federal e concluída no dia 20 de junho com a migração da totalidade dos processos para o novo sistema, a tramitação dos processos em Goiás passou a ser majoritariamente virtual. “Tivemos essas fases de ajustes e adaptação de todos os envolvidos no processo. Passadas estas fases, o portal e o sistema começam a mostrar a que vieram”, analisa o presidente da Junta Comercial.

Chat
Um chat de esclarecimento de dúvidas sobre exigências (dispositivo dentro do Portal do Empreendedor) também esta conseguindo oferecer respostas no prazo de 24 horas. O diretor técnico da Juceg, Alexandre Caixeta, explica que, se o processo entra em exigência (onde é pedido o ajuste de algum ponto), o contador ou o empresário podem elucidar suas dúvidas diretamente com uma equipe técnica.

“Antes o tempo de resposta era superior. Fruto do esforço conjunto das equipes de todas as áreas da Juceg, agora conseguimos esclarecer as dúvidas em tempo hábil, para ajudar nas correções necessárias”, afirma.

Agora os próximos desafios são integrar ao sistema um maior numero de órgãos estaduais e prefeituras para oferecer ao cidadão maior rapidez e comodidade na tramitação das demandas também em outras áreas de que a empresa precisa para operar, como: meio ambiente, bombeiros, alvarás e licenças, enfatiza o Diretor de Atendimento e Integração da Redesim, Leonardo Santiago.

Fonte: Goiás Agora

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Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

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