Goiás abre 2 mil vagas de cursos tecnológicos gratuitos; veja como participar

A terceira edição do  Mutirão Governo de Goiás, marcada para sábado (12)  e domingo (13), serão ofertados  no estacionamento do Shopping Portal Sul, na divisa entre a Capital e Aparecida de Goiânia,  mais de 2 mil vagas em cursos tecnológicos gratuitos ligados, principalmente, à área de tecnologia.

Os visitantes poderão conhecer ainda as exposições sobre tecnologia, inovação, reciclagem e e-lixo (descarte de eletroeletrônicos), além de entender sobre o funcionamento de equipamentos como impressora 3D, drones e robôs lego.

Já aqueles que estão à procura de uma colocação, ou recolocação, no mercado de trabalho poderão se inscrever em cursos para áreas com alta demanda de vagas de emprego. A Escola do Futuro de Goiás irá disponibilizar vagas para cursos de capacitação e qualificação gratuitos nas áreas de tecnologia, marketing digital e gestão de negócios.

Também serão realizadas, no estande da Sedi, inscrições para cursos de informática básica, manutenção de computadores e robótica, oferecidos pelo Programa Sukatech do Governo de Goiás.

Para jovens de 12 a 20 anos, serão ofertados cursos de iniciação à robótica, que serão realizados nos Laboratórios Include, parceria do Governo de Goiás com o Instituto Campus Party. São 1.950 vagas para as 26 unidades espalhadas em 23 municípios goianos. O curso é gratuito e abrange conhecimentos como mecânica, programação e sensores.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo de Goiás investe R$ 6,6 milhões na restauração do Museu Zoroastro Artiaga

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), deu início às obras de restauração do Museu Goiano Zoroastro Artiaga, um dos marcos do estilo Art Deco na Praça Cívica, em Goiânia. Este projeto contou com um investimento de R$ 6,6 milhões e foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
As obras, conduzidas pela Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult, têm como objetivo recuperar as características originais do prédio, valorizar o conjunto arquitetônico e implementar melhorias de acessibilidade e segurança estrutural. Além disso, o espaço será requalificado com uma nova proposta museográfica.
 
Para proteger o público e o edifício histórico, tapumes foram instalados ao redor do prédio. Simultaneamente, começaram a ser elaborados os projetos executivos, além do mapeamento e organização do acervo, que será transferido para outro local durante as intervenções. Durante o restauro, o acervo passará por desinfestação por atmosfera anóxia (ausência de oxigênio) e higienização.

Importância do acervo

A coleção do museu inclui peças arqueológicas, mineralógicas, de etnologia indígena, arte sacra e arte popular, que narram a trajetória do estado e da cidade de Goiânia desde sua fundação até os dias atuais. Essas peças são essenciais para a preservação da memória histórica e cultural de Goiás.
 
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destaca que a preservação do patrimônio histórico e cultural goiano é uma prioridade. “O início das obras de restauro do Museu Zoroastro Artiaga representa um passo fundamental para garantir que este espaço, tão significativo para a memória de Goiás, continue a inspirar as próximas gerações. Estamos comprometidos em entregar à população um museu revitalizado, acessível e preparado para contar a nossa história com ainda mais riqueza e cuidado,” afirma a titular.

História e significado

Inaugurado como o primeiro museu de Goiânia, o Museu Goiano Zoroastro Artiaga é um marco cultural que reflete a diversidade material e imaterial de Goiás. Localizado na Praça Cívica, o edifício foi construído entre 1942 e 1943 pelo engenheiro polonês Kazimiers Bartoszevsky, inicialmente para abrigar o Departamento de Imprensa e Propaganda. Em 1946, foi transformado em museu e recebeu o nome de Zoroastro Artiaga, em homenagem ao professor, advogado, geólogo e historiador que foi o primeiro diretor da instituição. Tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual em 1998 e pelo Iphan em 2004, o museu é uma referência do estilo Art Deco, um dos destaques da arquitetura da capital goiana.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp