No primeiro dia em que passaram a valer os aumentos anunciados pela Petrobras, o Procon Goiânia autuou dez postos de combustível por preços abusivos. Na fiscalização, eles foram notificados pelas cobranças dos valores médios de R$ 7,70 para a gasolina e R$ 6,90 no diesel.
Os estabelecimentos autuados ficam nas avenidas Castelo Branco, T-63, Goiás Norte, Alameda Ricardo Paranhos, Perimetral Norte e nos setores Goiânia 2 e Crimeia Oeste. Destes, três ainda foram autuados por recusar a venda de combustíveis ao consumidor, e pela ausência de informação sobre valores dos produtos na bomba.
Segundo o Procon, a fiscalização foi feita com objetivo de analisar a margem de lucro dos postos e coibir o aumento abusivo de preços, que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor.
Ainda de acordo com o órgão, na sexta-feira, o combustível da bomba fora comprado pelos postos ainda com o preço antigo, o que não justifica repasse de reajuste do preço ao consumidor. O Procon Goiânia recebe denúncias pelo telefone (62) 3524-2936 ou no aplicativo Prefeitura 24 horas.