Está aberto edital para agentes de Proteção da Infância e da Juventude Voluntários

O edital para vagas de Agentes de Proteção da Infância e Juventude voluntários foi aberto e a população que deseja se inscrever no programa deve ficar atenta. As inscrições poderão ser feitas apenas entre os dias 21 de março e 2 de maio. Os interessados devem ter, pelo menos, 21 anos de idade, possuir diploma de ensino médio e não ter antecedentes criminais.

O processo seletivo prevê quatro etapas: prova objetiva e discursiva, teste psicotécnico, entrevista pedagógica e curso de formação e estágio prático. O trabalho compreende plantões semanais em linhas de atuação divididas entre: fiscalização em bares; eventos (nos quais podem haver presença irregular e consumo de drogas ou bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes); postos de serviço de orientação em rodoviárias e aeroportos; palestras e ações preventivas em escolas.

Atualmente, Goiânia conta com 107 voluntários. Desde o início deste ano, as equipes da capital conseguiram encaminhar quase 200 jovens de volta para seus lares em 23 autuações em bares e eventos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos