BRT em Goiânia poderá levar o nome de Paulo Garcia

O vereador Anselmo Pereira (PSDB), apresentou na sessão de hoje (1º) o projeto de lei que dá o nome do ex-prefeito Paulo Garcia ao Corredor de Transporte Coletivo de Goiânia, o BRT/GO. Pela proposta o sistema passará a denominar-se BRT Prefeito Paulo Garcia.

A proposta teve 32 assinaturas de vereadores favoráveis e irá agora para a Comissão de Constituição e Justiça para receber parecer técnico jurídico.

A sessão plenária desta terça-feira (1°) na Câmara Municipal, que foi a primeira após a volta do recesso dos vereadores, foi aberta com o pedido do presidente Andrey Azeredo (PMDB) de um minuto de silêncio em respeito à memória do ex-prefeito, que faleceu no último domingo (30).

Zander Fábio (PEN) apresentou requerimento dando o nome de Paulo Siqueira Garcia ao sistema de cicloviário da capital. “Uma das grandes obras dele na cidade”, lembrou o vereador.Diversos vereadores falaram sobre a administração de Paulo Garcia e lamentarem sua morte precoce.

Obras
O parlamentar Paulo Magalhães (PSD), ocupou a tribuna e fez uma homenagem ao ex-prefeito, citando as obras feita por Garcia durante sua passagem pela Prefeitura de Goiânia. “Ele foi um grande companheiro. Infelizmente, cometeu um grave erro político: não divulgou como devia seu trabalho, mostrando à população as inúmeras obras que fez pela cidade e sua gente. Seu foco foi a sustentabilidade. Basta ver o projeto das ciclovias”.

Magalhães lembro de alguma das obras realizadas na gestão de Garcia: “Ele criou 15 parques, implantou 35 unidades de saúde. CMEIs para atender 130 mil crianças com refeição integral. Sem contar as 104 praças públicas. Revitalizou a Praça do Sol (que estava abandonada) e a Praça Cívica. Fortaleceu a Guarda Metropolitana, Manteve um relacionamento respeitoso e cordial com este Poder. Mas Garcia não teve tempo para concluir a chamada obra dos seus sonhos a BRT, que ligará as regiões Norte e Sul de Goiânia. Só posso dizer que ele foi um prefeito que merece nosso respeito e admiração”.

*Com informações da Câmara Municipal de Goiânia

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp