Em série emocionante de pênaltis, Vila Nova despacha o Guarani e avança

Guarani x Vila Nova Copa do Brasil

No Estádio Brinco de Ouro, o Vila Nova saiu triunfante. Depois de sair perdendo, conseguir a virada e levar o empate no fim do tempo regulamentar, o Tigre superou o Guarani nos pênaltis após placar de 2×2.

A partida foi cheia de emoção e culminou na classificação colorada para a terceira fase da Copa do Brasil de 2022, juntando-se ao Atlético-GO. Já o Bugre ficou pelo caminho.

Emoções em Guarani x Vila Nova

Definitivamente, Guarani e Vila Nova protagonizaram um jogo de muita movimentação. Os dois times entraram em campo para disputar um duelo sem favoritos, entre duas equipes que integram a Série B do Brasileirão.

Nos primeiros minutos, o Bugre fez valer o fator mando de campo. Aos quatro do primeiro tempo, Yago tocou para Giovanni Augusto dentro da área. Sem muito ângulo, o jogador chutou cruzado, com força, superando o goleiro Georgemy e alegrando a torcida presente em Campinas.

Foi o primeiro gol do atleta atuando pelo Guarani, com a bola rolando. Os outros tentos tinham sido em cobranças de pênaltis.

O Vila Nova buscou reagir, e conseguiu. Na marca dos 21 minutos, Matheuzinho cobrou escanteio e o zagueiro Renato cabeceou em direção ao chão, como manda o manual, e empatou as ações no interior paulista.

No começo do primeiro tempo, o Tigre conseguiu virar. A bola bateu na mão de Lucão do Break e o juiz marcou pênalti. Arthur Rezende bateu para um lado, o goleiro caiu para o outro, e assim os goianos passaram na frente.

Parecia que a vaga ficaria com o Vila, mas a estrela de Giovanni Augusto voltou a brilhar. Aos 44 da etapa final, ele arriscou da entrada da área e marcou um golaço; a redonda ainda bateu na trave antes de morrer no fundo da meta. Como o placar permaneceu assim, o confronto foi para os pênaltis.

As cobranças decisivas

O Guarani começou batendo, e logo com Giovanni Augusto. Georgemy foi na bola, mas o atleta do Guarani converteu. Rubens igualou para o Vila Nova. Na vez de Lucas Venuto, o arremate deslocou o arqueiro colorado. Arthur Rezende fez o mesmo a favor do Tigre.

Na terceira sequência, Nicolas Careca deixou os torcedores bugrinos ansiosos. Georgemy defendeu a cobrança, mas a bola bateu na trave e entrou. Para não deixar os adversários desgarrarem, Matheuzinho finalizou alto e conferiu.

Enfim, na quarta tentativa, Rodrigo Andrade mandou no travessão e a esperança surgiu na mente dos vilanovenses. Rafael Donato cobrou com categoria e colocou o Vila em vantagem. Lucão do Break fechou a série acertando para o Guarani.

Então, a responsabilidade recaiu sobre os ombros de Jean Silva. Se o atacante acertasse, garantiria a classificação alvirrubra. No entanto, o goleiro Kozlinski pegou a cobrança e manteve a disputa viva.

Para não abalar a confiança goiana, Georgemy foi decisivo novamente. A muralha colorada defendeu a tentativa de Ronaldo Alves. Quando chegou a vez de Pablo Dyego, ele não desperdiçou e mandou o Vila para a terceira fase da Copa do Brasil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Athletico inicia pré-temporada com novo técnico e reforços no CT do Caju

O Athletico inicia a pré-temporada no CT do Caju nesta quinta-feira. A chegada do elenco está marcada para o período da tarde para iniciar os preparativos visando as competições de 2025, que começam com o Campeonato Paranaense e se estendem até a Serie B do Brasileiro, passando pela Copa do Brasil.

O destaque da pré-temporada é a chegada do técnico Maurício Barbieri, que terá seu primeiro contato com os jogadores. Escolhido pelo presidente Mário Celso Petraglia para substituir Lucho González, Barbieri esteve em Curitiba algumas semanas atrás, reuniu-se com o dirigente, foi anunciado e viajou para passar o Natal com a família no interior de São Paulo.

Além da contratação de Barbieri, outros nomes já acertados com o Furacão devem marcar presença no CT do Caju, como o lateral-direito colombiano Hayen Palacios, o volante Raul e o atacante Luiz Fernando. Jogadores que fizeram parte da campanha do rebaixamento e estavam na lista de possíveis saídas, como o goleiro Léo Linck e Pablo, também estão confirmados para a pré-temporada.

O elenco do Athletico passa por uma reformulação para a temporada de 2025, com o objetivo de reduzir a folha salarial. O clube já concretizou saídas de jogadores como Marcos Vitor, Christian, Erick, Gabriel, Praxedes e Zé Vitor. Três lideranças do elenco, incluindo Thiago Heleno, Fernandinho e Nikão, vão definir seus futuros nesta semana, com Thiago Heleno sendo o único presente na reapresentação.

Com o calendário ajustado por conta do rebaixamento no Brasileirão, o Athletico antecipou a data de início da pré-temporada para se preparar para o Campeonato Paranaense, com a estreia marcada contra o Paraná Clube na Ligga Arena. O grupo irá focar na preparação visando um bom desempenho nas competições de 2025.

Para mais notícias e atualizações sobre o Athletico, acesse o ge.globo/pr e fique por dentro de tudo que acontece com o clube paranaense. Acompanhe as novidades e os bastidores da equipe durante a pré-temporada e ao longo de toda a temporada de 2025.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp