Goiás receberá Jogos Universitários Brasileiros

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, lançou oficialmente nesta terça-feira, dia 1º a etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros(JUBS) 2017. A 65ª edição dos JUBS será realizada em Goiânia e em Trindade, de 18 a 29 de outubro, com a participação de mais de 5 mil atletas e paraatletas de 26 estados e do Distrito Federal, que disputarão medalhas em 19 modalidades esportivas individuais e coletivas (masculino e feminino).

Os Jogos Universitários Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com o Ministério do Esporte (ME) com o apoio do Governo de Goiás. É o maior evento esportivo da América Latina a nível universitário, que reúne estudantes/atletas representantes das instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país. Nesta edição, mais de 1.500 pessoas estão envolvidas na organização do evento, que vai impactar positivamente a economia da cidade, especialmente nas áreas de gastronomia, hospedagem e comércio.

Durante o lançamento, Raquel Teixeira citou três motivos para a escolha de Goiás como sede da edição 2017 do JUBS. “Acredito que tenha sido pelo fato de nosso Estado ter uma ótima estrutura esportiva, fruto de investimentos do governo; por conta das políticas públicas que o governador Marconi Perillo implementa desde seu primeiro mandato e pelo sucesso do Mundial Universitário de Futsal do ano passado, que segundo a organização, foi a melhor edição de todos os tempos. Nós estamos preparados para receber esse grande evento”, garantiu.

Raquel Teixeira reforçou a política de fomento de Goiás no Esporte em todas as pontas. “Nós incentivamos o esporte desde as escolas, com os jogos escolares, até os atletas de alto rendimento. Oferecemos bolsas de incentivo como o pró-atleta e o pró-esporte para que tenhamos cada vez mais jovens campeões no jogo e na vida. Em um mundo que caminha para o sedentarismo é preciso, cada vez mais, incentivar o esporte”, ressaltou ao repassar o abraço que o governador mandou a todos os envolvidos no evento diretor de Aloândia, onde cumpre agenda. “Ele é um grande admirador dessas competições”, completou.

Goiás terá cerca de 170 atletas alunos representantes de oito universidades públicas e privadas nos jogos. Os JUBs serão disputados em mais de 20 praças esportivas espalhadas por Goiânia, entre elas o Centro de Excelência do Esporte, o Ginásio Goiânia Arena, o Clube Ferreira Pacheco, e espaços esportivos de universidades parceiras, além do Ginásio Municipal de Trindade.

Presidente da CBDU, Luciano Cabral lembrou que Goiânia recebeu o JUBs de 2013 e devido a boa organização e não tem dúvidas de que a edição deste ano será um sucesso. “Serão mais de 6 mil pessoas envolvidas nesse evento e tenho certeza de que seremos bem acolhidos. Goiás se destaca entre os outros Estados porque investe no esporte educacional e ter atletas estudantes se tornando campeões, fortalece essa política”, ressaltou.

Fonte: Goiás Agora

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp