Operação apura fraudes em convênio entre Itauçu e Ministério da Pesca

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) deflagraram na manhã desta quarta-feira, 15, uma operação que vai apurar fraudes em licitações e desvios de dinheiro público em convênios entre o extinto Ministério da Pesca e Agricultura e o município de Itauçu, na região central do estado.

A operação foi batizada de Betsaida e cumpriu 26 ordens judiciais, sendo 12 de condução coercitiva e 14 de busca e apreensão, nos estados de Goiás, Paraná, Santa Catarina e em Brasília. O objetivo é coletar provas da participação de empresários e agentes públicos nas irregularidades. A força-tarefa é composta por 60 policiais federais e 11 auditores da Controladoria Geral da União em Goiás (CGU-GO).

De acordo com o MPF-GO, houve fraudes na parceria firmada entre a prefeitura de Itauçu e a extinta pasta em um acordo para a construção de uma fábrica de farinha e ração para peixes. O órgão ministerial deu início à investigação em 2015, a partir de uma representação de um grupo de vereadores itauçuenses. Segundo os parlamentares, haveriam irregularidades na execução do convênio de R$ 14,7 milhões.

Durante a investigação, o Ministério Público constatou anormalidades, entre elas, a existência de um projeto sem estudo ou comprovação de viabilidade econômica. Além disso, o MPF alegou que houve direcionamento de licitações.Segundo o órgão, também constatou-se irregularidades na execução dos serviços sem contrato e em desacordo com o projeto aprovado. Apurou-se a existência de sobrepreço de contrato, superfaturamento e pagamento por serviços não realizados.

Após a investigação, o órgão recomendou a suspensão de novos desembolsos para a construção da fábrica de farinha, em Itauçu. A recomendação foi atendida e as ações ficarão suspensas até que a prefeitura e o governo federal apresentem estudos sobre a viabilidade econômica do projeto.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos