Sobe número de hospitalizações para Covid-19 nesta semana em Goiás

Uma semana após liberação do uso de máscara em lugares abertos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES Goiás), o número de internações por causa da covid subiu discretamente. A decisão dos técnicos foi anunciada na sexta-feira passada (11) e a quantidade de pessoas hospitalizadas foi de 95 para 113, comparando a semana anterior com o a atual. Os óbitos suspeitos em investigação no estado são 386, ao todo.

Apesar de não refletir fielmente o contexto, o dado chama atenção para a necessidade de início e atualização do esquema vacinal. “O esquema completo consiste em três doses. Só assim consideramos que a pessoa está totalmente imunizada. Foi assim que houve a diminuição da gravidade da doença, o que resultou em menos internações e em menos óbitos”, explica o infectologista Marcelo Daher.

As chances de morte pela doença de um idoso não vacinados ou com vacinação incompleta é 19 vezes maior em relação a um com esquema primário e dose de reforço. Entre os adultos na mesma condição, a possibilidade de óbito é nove vezes maior.

O convencimento sobre a importância dos imunizantes e a busca ativa podem ajudar a aumentar os índices de vacinados, embora a maior parte dos municípios goianos esteja com cobertura vacinal acima dos 70%. O especialista defende  que a estratégia pode ser bastante eficaz ao ofertar as doses em hospitais, escolas e shoppings.

Ele diz que o uso da máscara entre pessoas mais velhas, imunossuprimidas ou com comorbidades está condicionada a uma avaliação individual. Porém, o infectologista orienta a utilização em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas por causa do risco de contaminação.

O médico alerta para o fato que a Covid- 19 ainda é uma pandemia e que a possibilidade de um decreto presencial rebaixando a situação epidemiológica da doença no Brasil para uma endemia seria apenas um mero ato documental. “Essa mudança depende de dados nacionais e mundiais. Não é tão simples assim com uma canetada alterando as coisas”, afirma Daher.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos