Secretarias oferecem mais de 17 mil vagas para cursos de capacitação e qualificação

As secretarias de Estado da Retomada e de Desenvolvimento e Inovação ofertam mais de 17 mil vagas em cursos de qualificação, capacitação e técnicos. A ação busca facilitar o ingresso, principalmente de jovens e adultos, no mercado de trabalho.

Entre os cursos oferecidos estão: saúde e segurança do trabalho, operador de caixa, mídias digitais, serviço de beleza, informática básica, manutenção de computadores e robótica. As oportunidades de formação técnica são para desenvolvimento web e mobile, marketing e mídias sociais e empresas digitais.

Os Colégios Tecnológicos (Cotecs), ligados à pasta da Retomada, estão com 11.355 vagas para cursos gratuitos de qualificação e capacitação profissional. A formação é oferecida na modalidade presencial em 16 municípios, e online ou híbrido em qualquer cidade goiana. As aulas são ministradas sob gestão da Universidade Federal de Goiás e devem ser realizadas até 29 de março de 2022.

Já na área da tecnologia, 100 vagas estão abertas: 30 para os cursos de informática básica, 30 para manutenção de computadores, e 40 para curso de robótica. As inscrições são contínuas e podem ser realizadas na Escola do Futuro José Luiz Bittencourt, na Rua BF-25, esquina com Avenida JC-15, Bairro Floresta, em Goiânia. Para os cursos técnicos estão disponíveis 300 vagas. As inscrições vão até 3 de abril.

Entre os dias 12 e 15 de abril, o cadastramento também poderá ser feito na unidade de ensino de Goiânia, Aparecida e Santo Antônio do Descoberto ou pelo e-mail: [email protected]. Os requisitos são: ter idade mínima de 16 anos, ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio.

A Sedi também oferece 1.494 vagas para cursos de qualificação em programação, tecnologias e inovação para startups, e-commerce, assistente de marketing, entre outros. Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de abril.

Outra opção são as capacitações profissionais, que têm menor duração. Estão disponíveis 4.353 oportunidades nas áreas de liderança, redação, excel básico, desenho industrial, entre outros. Para essa modalidade, os interessados terão até 27 de maio para realizar a inscrição.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos