Mercedes, Ferrari e Red Bull disputam hegemonia na era dos novos carros na F-1

A nova temporada da Fórmula 1 vai começar neste domingo (20), às 12h, com o GP do Bahrein, com três equipes brigando pela hegemonia no campeonato. Ferrari, Red Bull e Mercedes tentam impor o domínio na chamada era dos novos carros, que se inicia neste ano. Quase uma regra na história da F-1, grandes mudanças nos regulamentos costumam dar chance para o surgimento de novos períodos de dominância entre os times. E este trio não quer deixar a oportunidade escapar.

Até o ano passado, era a Mercedes que dava as cartas na competição. O time alemão dominou a era dos motores híbridos, que começou em 2014. Foram oito títulos seguidos do Mundial de Construtores e mais sete entre os pilotos – Lewis Hamilton levantou seis deles. Até que a Red Bull derrubou o domínio do time com a conquista de Max Verstappen em 2021.

Em baixa desde a dura derrota do britânico para o holandês na última volta da corrida final da temporada passada, a Mercedes viu o time rival e a Ferrari crescerem nas últimas semanas. As duas equipes dominaram as duas baterias de testes da pré-temporada, em Barcelona e no Bahrein.

Discreta nos treinos, a Mercedes tratou de baixas as expectativas sobre sua performance. “No momento, não acho que vamos brigar por vitórias”, disse Hamilton. “Não somos os mais velozes neste momento. Acho que a Ferrari parece ser a mais rápida, talvez a Red Bull ou pode ser a McLaren, não sei. Mas atualmente não estamos no topo.”

As declarações surpreenderam os fãs, mas não os rivais. É hábito do time alemão “esconder” o jogo na pré-temporada. “Isso é muito típico da Mercedes. Eles exaltam os adversários e aí, na primeira corrida do ano, acabam com a competição, o que também é típico. Se fosse a primeira vez que fazem isso… mas fizeram isso por seis anos seguidos e continuaram vencendo a primeira corrida”, disse o espanhol Carlos Sainz Jr., da Ferrari. “É sempre assim”, ironizou Verstappen.

Novidades dos carros

A oportunidade que surge para os times que tentam acabar com o domínio da Mercedes se deve à profunda reformulação dos carros. A F-1 passou os últimos anos reconstruindo o modelo para melhorar a performance sem gerar a famosa turbulência que tanto atrapalha as ultrapassagens nas pistas. Ao mesmo tempo, a categoria quer mais equilíbrio entre os times para aumentar a competitividade e a audiência do campeonato.

As soluções para estes problemas foram encontradas na década de 80, no conceito de “carros-asa” e “efeito solo”. Na prática, o modelo foi recriado a partir do chassi, que passou a ter papel determinante na aerodinâmica. Houve mudanças bruscas nos aerofólios dianteiro e traseiro, nos pneus, nas laterais. Os carros se tornaram ainda mais bonitos e agressivos.

Embora não tenha se destacado na pré-temporada, a Mercedes é quem gera a maior expectativa por ser a equipe mais rica do grid – as premiações que ganhou com os títulos de Construtores superam os 100 milhões de euros (cerca de R$ 564 milhões, sem atualização monetária) por temporada.

“Acredito que devemos ver Mercedes, Red Bull e Ferrari na briga e talvez uma equipe mediana como surpresa. Temos que lembrar que, quando esse regulamento foi lançado lá trás, não havia o teto de gastos. Então, as equipes começaram a trabalhar quando a grana ainda era liberada. E aí veio a pandemia. Portanto, neste começo (da era dos novos carros) o dinheiro ainda deverá falar mais alto”, opina Felipe Giaffone, comentarista da Band, em entrevista ao Estadão.

Tanto é assim que Mercedes já apresentou novidades em relação ao lançamento do carro, na segunda bateria da pré-temporada. Os engenheiros do time afinaram as laterais e mudaram os retrovisores. A Ferrari não gostou e indicou que poderá reclamar junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA). “Já no passado dissemos que os espelhos não deveriam ter propósitos aerodinâmicos”, disse o chefe do time italiano, Mattia Binotto.

A partir desta sexta-feira, os fãs da F-1 vão começar a tirar as dúvidas sobre a performance da Mercedes e a disputa pelo domínio da era dos novos carros.

Preocupação

A primeira etapa da temporada 2022 da Fórmula 1 vai mostrar também se os times conseguiram resolver de vez a maior limitação dos novos carros da Fórmula 1, o chamado “porpoising”. O termo designa os “quiques” que os modelos deram no asfalto nas duas baterias de testes da pré-temporada. O problema ganhou esse nome em referência ao movimento de nado de alguns animais aquáticos, caso do golfinho (porpoise, em inglês).

O problema foi mais visível em Barcelona, na primeira sessão de testes. Os novos carros da F-1 apresentaram leves solavancos nas retas do Circuito da Catalunha. Com essas vibrações, o carro “quica” sobre o asfalto, como se percorresse um traçado cheio de buracos.

Este movimento não chega a reduzir a velocidade dos monopostos, mas pode trazer danos ao veículo e colocar em risco o próprio piloto, principalmente por conta do efeito nas costas. A causa é uma falha aerodinâmica do chamado “efeito solo”. O ar que passa sob o carro não estaria trazendo o efeito mais desejado, a maior pressão aerodinâmica, gerando maior velocidade.

A maior parte das equipes amenizou, ainda que aparentemente, o problema já na segunda e última bateria de estes da pré-temporada, na semana passada. Mas há a expectativa sobre como cada carro vai se comportar nas diferentes pistas do calendário. Traçados de maior velocidade podem ampliar o problema.

Atual campeão mundial, o holandês Max Verstappen garantiu que a falha aerodinâmica já foi resolvida na Red Bull. Algumas equipes acrescentaram pequenas peças próximo ao assoalho para conter essas vibrações. Mas ainda não foram totalmente testados sob maior velocidade, o que acontecerá na corrida deste domingo, no Circuito de Sakhir.

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Gabriel Jesus reage ao interesse do Palmeiras após hat-trick contra o Crystal Palace: “Quem sabe um dia”

Gabriel Jesus admite ter ficado mexido com interesse do Palmeiras: “Quem sabe um dia”

Verdão chegou a entrar em contato com o Arsenal, mas clube inglês não mostrou interesse em abrir mão do atacante, que fez três gols nesta quarta-feira na vitória pela Copa da Liga Inglesa

Veja os gols de Gabriel Jesus em Arsenal 3 x 2 Crystal Palace
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Gabriel Jesus reagiu ao interesse do Palmeiras [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/], após fazer os três gols do Arsenal na vitória por 3 a 2 sobre o Cristal Palace [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/copa-da-liga-inglesa/jogo/18-12-2024/arsenal-crystal-palace.ghtml], pelas quartas de final da Copa da Liga Inglesa.

O Verdão chegou a fazer contato com o clube inglês para repatriar o jogador, formado em suas categorias de base, mas recebeu uma negativa do Arsenal. Jesus admite que ficou mexido com a notícia.

Mais notícias do Palmeiras [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/]: + Verdão negocia com o Atlético-MG por Paulinho [https://ge.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2024/12/18/palmeiras-tenta-a-contratacao-de-paulinho-atacante-do-atletico-mg.ghtml]

1 de 1 Gabriel Jesus faz hat-trick em Arsenal x Crystal Palace — Foto: REUTERS/Hannah Mckay

Gabriel Jesus faz hat-trick em Arsenal x Crystal Palace — Foto: REUTERS/Hannah Mckay

– As especulações mexem um pouco por ser Palmeiras [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/], mas obviamente todos no clube sabem meu carinho e amor pelo Palmeiras. Hoje sou atleta do Arsenal, tenho que vestir e respeitar a camisa. Quem sabe um dia, já deixei bem claro em todas as vezes que falo é que meu desejo é voltar um dia para o Palmeiras. Meu foco hoje é total aqui (no Arsenal) – respondeu à Espn.

No fim de setembro, a diretoria alviverde consultou a possibilidade de negociar com o Arsenal. A equipe inglesa foi categórica de que não está disposta a negociar o atacante de 27 anos de idade, encerrando o assunto na Academia de Futebol.

Jesus tem 21 jogos na temporada europeia, mas foi titular apenas em oito oportunidades, incluindo a vitória contra o Cristal Palace. Fez quatro gols na temporada, incluindo os três dessa tarde.

Contratado no meio de 2022 pelo Arsenal, da Inglaterra por 52 milhões de euros (R$ 289 milhões na cotação da época), Jesus tem vencimentos estimados em 10 milhões de libras (cerca de R$ 72 milhões) por temporada, o que significa R$ 6 milhões por mês.

Em busca de uma contratação de renome para o ataque, o Palmeiras está em negociação com o Atlético-MG para tentar fechar com Paulinho.

+ Veja mais notícias do Palmeiras [https://ge.globo.com/futebol/times/palmeiras/]

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50 vídeos Veja gols de Paulinho pelo Atlético-MG [https://s2-ge.glbimg.com/CC4ly7XMQAvzwET52mvrduDL_p8=/1280×720/smart/filters:strip_icc()/s03.video.glbimg.com/deo/vi/46/44/13194446] Top 5 Gols Mais Bonitos do Brasileirão 2024 [https://s2-ge.glbimg.com/apqnfMlCG7BNOmKleYhzm8Jlnng=/1280×720/smart/filters:strip_icc()/s02.video.glbimg.com/deo/vi/57/44/13194457] Top 50 Gols Mais Bonitos do Brasileirão 2024 [https://s2-ge.glbimg.com/pIisDdoIVeJp8gbYfF6bgw12SRs=/1280×720/smart/filters:strip_icc()/s03.video.glbimg.com/deo/vi/90/40/13194090] [https://ge.globo.com/futebol/times/palmeiras/playlist/videos-do-palmeiras-no-sportv.ghtml]

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