Por que a touca ninja invadiu as passarelas de moda em meio a uma guerra?

Há quase um mês as tropas russas invadiram a Ucrânia. O assunto guerra e tudo relacionado a ele se tornou comum em diversos países e (pasmem!) também nas passarelas de moda. A balaclava, conhecida como touca ninja no Brasil, foi destaque nos desfiles de grifes famosas como Gucci e Calvin Klein e ganhou carona até na coleção de uma marca de peças em crochê brasileira que incluiu aplicação de pedras do design criativo.

O must have entre os mais antenados com a moda reapareceu no ano passado quando o inverno na Europa foi mais intenso e aumentou as buscas pela internet das versões com cobertura total ou parcial da face. Foram 64% a mais, de acordo com o motor de pesquisa Lyst. O preço talvez não seja tão atrativo para a maioria dos curiosos: varia de centenas a milhares de reais.

Coincidentemente, o acessório tem o nome de uma cidade ucraniana onde o item bem justo para aquecer o rosto e o nariz foi usado pela primeira vez no século 19 durante a Guerra da Crimeia, também contra os russos que queriam tomar parte o território com esse mesmo nome. Atualmente, a balaclava vem sendo usada por soldados do país novamente invadido pelo Kremlin e tentado se popularizar entre os civis de outras nações.

Os brasileiros associam a peça a conflitos armados e ao crime, mas em países frios, ela costuma ser usada para manter a temperatura na região da cabeça e pescoço, e ainda está presente em algumas modalidades esportivas.

No Brasil, além de descontextualizada ao clima, a balaclava se tornou polêmica após a influencer Malu Bueno aparecer usando o item. Muitos apontaram a “branquitude” necessária para portar a peça que, se usada por pessoas negras, seria motivo de abordagem policial, e também desrespeito com a religião islâmica, já que a peça é semelhante a um véu, sugeriram os internautas.

Variedade

Desde 2018, a touca vem sendo comercializada como uma opção do vestuário masculino e feminino em estética simples e mais elaborados em tons coloridos e bordados. Artistas como Rihanna, Kim Kardashian e Kanye West, por exemplo, já adotaram o acessório – como uma espécie de substituto da máscara contra covid – em aparições públicas para chamar atenção.

 

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Aumento da taxa de cidadania italiana é aprovado: Impacto para candidatos

Aumento da Taxa de Cidadania Italiana Aprovado: Impacto para Candidatos

A Comissão Orçamentária do Parlamento da Itália aprovou recentemente uma emenda que aumenta substancialmente a taxa para a obtenção da cidadania italiana. Até agora, o valor era de 545 euros por processo, um montante que podia ser dividido entre os membros de uma família.

No entanto, com a nova medida, a taxa passará a ser de 3.800 euros por pessoa. Essa mudança significativa foi aprovada pela comissão e reflete uma revisão nas políticas de naturalização do país. A taxa anterior, embora pudesse ser compartilhada por uma família, será substituída por um valor individual mais alto, o que pode impactar significativamente os candidatos à cidadania italiana.

A decisão da Comissão Orçamentária é parte de um processo mais amplo de revisão orçamentária e pode ter implicações para aqueles que buscam obter a cidadania italiana. O novo valor de 3.800 euros por pessoa representa um aumento expressivo em comparação com o valor atual e pode afetar a decisão de muitos candidatos.

É essencial que os potenciais candidatos estejam cientes dessas mudanças e considerem como o aumento da taxa de cidadania pode impactar sua jornada de naturalização. Para mais informações sobre como se inscrever ou quais são os próximos passos, fique atento às atualizações e orientações das autoridades competentes.

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