Jiboia de 2 metros é resgatada dentro de residência em Ipameri

Uma jiboia de aproximadamente 2 metros foi capturada em uma residência no setor Vila Baioch, em Ipameri, na tarde deste domingo (20). A equipe da 23ª Companhia Independente Bombeiro Militar foram acionados para a ocorrência e conseguiram capturar o animal com segurança.

O animal estava no quintal da casa e foi resgatada com a ajuda de uma pinça de captura de ofídios. Após a captura, como não apresentava nenhum ferimento, o animal foi solto em uma reserva ambiental da região.

Jiboias não são venenosas

Mesmo que não pareça, a Jiboia não é um animal venenoso. Provinda de florestas tropicas e regiões semiáridas, as cobras desta espécie não apresentam glândulas de veneno, nem dentes inoculadores.

No cerrado, é encontrada a espécie Boa constrictor amarali. Essa espécie não ultrapassa os 2,4 metros de comprimento.

Diferença para a sucuri

Algumas pessoas têm dúvidas sobre as diferenças entre jiboias e sucuris. Uma delas está no fato de que a sucuri apresenta hábitos essencialmente aquáticos, apesar de também deslocar-se no solo. A jiboia, por sua vez, apresenta predominante hábito terrestre e semiarborícola.

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Bilhete de ônibus na capital paulista sobe para R$ 5 em janeiro

A prefeitura de São Paulo fechou em R$ 5,00 a tarifa básica dos ônibus da capital. O valor, que teve 13,6% de reajuste, passará a ser cobrado no dia 6 de janeiro.

O preço atualizado do bilhete seguirá para a Câmara Municipal dos Vereadores, conforme estabelece a legislação. Em nota, a prefeitura lembrou que todas as gratuidades existentes continuam mantidas, assim como a integração do passageiro em até quatro ônibus dentro de um período de três horas.

A gestão municipal já havia antecipado nesta quinta-feira, 26, mais cedo, que o preço da passagem deveria ficar entre R$ 5,00 e R$ 5,20. A definição ocorreu após reunião de representantes da prefeitura e da São Paulo Transporte (SPTrans).

Em conferência pública que reuniu membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), transmitida pela internet, durante a manhã, a superintendente de Receita e Remuneração da SPTrans, Andréa Compri, afirmou que o aumento se justifica porque os valores praticados atualmente equivalem aos de 2019. Destacou ainda, em sua apresentação, junto a outros registros do sistema de transporte, que o custo para mantê-lo este ano foi de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Entre os argumentos usados pela SPTrans para convencer sobre a necessidade do reajuste, está a parcela de usuários beneficiados pela gratuidade. De 2019 a 2024, os pagantes equivalem sempre a, pelo menos, metade dos passageiros. Este ano, foram 50%, enquanto os passageiros que têm gratuidade formavam uma parcela de 28% e os de transferências ônibus-ônibus, sem acréscimo tarifário, respondiam por 22%.

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