Os bancos digitais C6 e Pan foram notificados, nesta segunda-feira (21), pelo Procon Goiânia após substancial aumento nas reclamações relacionadas a empréstimos consignados e prática de marketing abusivo. Segundo o órgão, apenas em março foram protocoladas 150 reclamações contras as duas instituições.
A maior parte das queixas contra Pan e C6 se refere a consignados. De acordo com consumidores, os bancos cobraram valores por empréstimos que não foram contratados. Parcela desses clientes seriam aposentados e pensionistas do INSS.
A presidente do Procon Goiânia, Carolina Pereira, explica que conceder este tipo de empréstimo sem solicitação do cliente é considerado infração gravíssima ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e viola não apenas o direito à livre escolha, bem como coloca em risco a saúde financeira da vítima.
“Se não houver esclarecimento por parte das empresas, o Procon Goiânia aplicará multa severa e coibirá esse tipo de prática danosa às pessoas, normalmente idosas, e que não avaliam o perigo que representa o superendividamento”, afirma.
Em razão ao marketing abusivo, por sua vez, clientes relatam assédios supostamente praticados por correspondentes bancários que ofereciam serviços através de aplicativos de mensagens e ligações.
As empresas têm até 20 dias para responder questionamentos ao Procon, sob pena de multa. Elas devem informar por quais canais oferecem e viabilizam a contratação de crédito consignado. A notificação do Procon Goiânia também pediu explicações sobre como o consumidor pode cancelar as operações indevidas e se os problemas relatados foram (ou serão) resolvidos.