Festa Agropecuária de Goiânia será em agosto, para manter shows e público maior

Novo decreto e evento teste com Gusttavo Lima foram divulgados pelo governador Ronaldo Caiado em suas redes sociais.

A Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), que organiza a Exposição Agropecuária do Estado de Goiás (a Pecuária), em Goiânia, informou nesta terça-feira (22) que a 75ª edição da feira não será mais em maio, como anunciado anteriormente. A festa está confirmada para o período de 5 a 14 de agosto.

Segundo a SGPA, que havia anunciado a data de 20 a 30 de maio, a mudança veio por conta da restrição de público que o atual cenário da pandemia ainda exige.

“A inviabilidade decorreu diante de um cenário pandêmico que restringe o número de visitantes ao máximo de 15 mil pessoas em eventos como o nosso, que usualmente reúne em torno de 1 milhão de pessoas por evento, o que torna complicada a estruturação e logística da reconhecida Exposição Agropecuária do Estado de Goiás”, afirma a nota.

Com o adiamento, a SGPA afirma que a exposição terá os shows tradicionais e manterá o “brilho das festas acontecidas nas últimas décadas”. Antes, a entidade havia anunciado que a festa seria feita em menores proporções, por conta da pandemia.

Tecnoshow

A Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, também está confirmada em 2022. Será entre 4 e 8 de abril. A 19ª exposição está na segunda semana de montagem da estrutura e abrirá espaço para 600 expositores agropecuários.

“A expectativa é grande e acreditamos que teremos um público significativo, depois de dois anos sem a realização. Na região, todos estão com vontade de participar e conferir as novidades que os expositores trarão em tecnologia e novos produtos”, explica Edimilson de Carvalho Alves, coordenador de infraestrutura da Tecnoshow.

Na programação, além das exposições, a feira oferecerá mais de 100 palestras gratuitas. Segundo a organização, cerca de mil animais serão expostos, entre bovinos, ovinos, equinos e peixes, por exemplo. A maior parte estará à venda.

Leia, na íntegra, a nota da SGPA

“A Sociedade Goiânia de Pecuária e Agricultura (SGPA) vem informar que a 75ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás tem uma nova data para realização.

Será de 05 a 14 de agosto de 2022.

A direção da entidade chegou a anunciar a data de 20 a 30 de maio, mas diante do clamor do povo, associados e várias conversações mantidas nos últimos dias ficou decidida, em reunião de diretoria, a transferência da data do evento.

A inviabilidade decorreu diante de um cenário pandêmico que restringe o número de visitantes ao máximo de 15 mil pessoas em eventos como o nosso, que usualmente reúne em torno de 1 milhão de pessoas por evento, o que torna complicada a estruturação e logística da reconhecida Exposição Agropecuária do Estado de Goiás.

Temos compromissos econômicos, mas principalmente com o fiel público da conhecida Pecuária de maio que são pecuaristas, expositores e toda família goiana. E por isso, resolvemos ganhar mais tempo para realização deste grande evento, que faz parte do calendário nacional do agronegócio.

A 75ª edição de 2022 trará o brilho das festas acontecidas nas últimas décadas, ou seja, com o poder do agronegócio e seus shows tradicionais.

Abriremos os portões do Parque Agropecuário de Nova Vila com segurança sanitária e a certeza de um evento que volta com o tradicional brilho dos seus 75 anos de existência.

Eurico Velasco
Presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA)”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp