Aluguel Social chega a marca de 10 mil famílias atendidas em Goiás

O programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social atinge a marca de 10 mil famílias contempladas nesta sexta-feira (25). O número será alcançado pouco mais de quatro meses após o lançamento do projeto, pelo Governo de Goiás.

Nesta sexta-feira (25), cerca de 700 famílias receberam o benefício em Trindade. A distribuição dos cartões será no Ginásio de Esportes Hugo dos Reis, no Setor Maysa 1. Com o município, cerca de 40 cidades já estão em algum estágio de atendimento no programa.

A expectativa é contemplar 30 mil lares goianos com benefício.

Aluguel Social

O auxílio do Aluguel Social é concedido pelo prazo de 18 meses, com acompanhamento social, estímulo ao autossustento e à recolocação no mercado de trabalho. A atuação do Governo de Goiás é correlacionada a outras ações de políticas sociais para qualificação profissional, empreendedorismo, geração de renda, planejamento e educação financeira.

Além de Trindade, a Agência Goiana de Habitação (Agehab) já convocou para entrega de cartões do Aluguel Social às famílias de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Formosa, Anápolis, Luziânia, Guarani, Iaciara, Novo Gama e Águas Lindas. Estão em atendimento, ainda, Senador Canedo, Rio Verde, Jataí, Itaberaí, Jaraguá e Inhumas.

O presidente da Agehab, Pedro Sales, ressalta que o projeto reflete a sensibilidade do governo em chegar especialmente àqueles que ficaram mais fragilizados com a atual situação pós-pandemia.

“Este é o momento do Estado olhar para quem mais precisa, estruturar e manter programa de suporte para que a retomada seja rápida e da melhor maneira possível. Quanto menos cidadãos em situação de precariedade, melhor”, ressaltou.

Ainda de acordo com ele, a iniciativa se propõe a resolver uma situação urgente de parte da população que está sem condição imediata de arcar com o aluguel da moradia e vem complementar outras políticas da atual gestão.

Os recursos são provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), dentro do programa Goiás Social.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp