Goiás registrou 10 mortes por Covid-19 ao longo desta semana

De segunda-feira (21) para cá, Goiás sofreu 10 perdas para a Covid-19 em todo o Estado. A informação é da superintendente de Vigilância Sanitária de Goiás, Flúvia Amorim, e não refletem as informações contidas no painel da Secretaria Estadual de Saúde (134) – já que o programa não é alimentado em tempo real. Mas conforme ela, fruto da vacinação, entre outros componentes, os casos de óbitos vêm caindo substancialmente.

“Estamos observando a diminuição de mortes nas últimas quatro semanas. Nesta semana, inclusive, foram registrados 10 óbitos pela doença. A gente avalia as mortes pela data de ocorrência, já que caso o município registre muitos óbitos e não consiga registrar todos, ele vai registrar os que faltaram no outro dia, dando uma falsa impressão de que todas as pessoas morreram naquela determinada data”, explicou.

Para Flúvia, a baixa no número de óbitos é um reflexo da vacinação no estado, que possuí cerca de 85% da população acima de 5 anos imunizada parcialmente contra a doença.

“Vários fatores contribuíram para a diminuição de óbitos, mas o principal foi a vacina, ela foi essencial para preservar a vida da população. Temos mais de 5 milhões de pessoas imunizadas contra a Covid-19 com a primeira dose. Porém, mais de 2 milhões de pessoas não tomaram a dose de reforço e outras 900 mil ainda não se imunizam. Não temos uma data prevista ainda para quando a pandemia irá acabar, mas estamos caminhando para o fim que deve acontecer em um futuro próximo”, concluiu.

Leitos

Assim como os óbitos, a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria destinados à pacientes com Covid-19 também sofreram queda. Na tarde desta quinta-feria (24), por exemplo, os leitos estaduais de UTI estavam em 49%, enquanto que os de enfermaria operavam com 20% da capacidade total. Já os leitos de UTI a enfermeira pediatricos operavam com 91% e 57% dos leitos ocupados, respectivamente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp